Aviões movidos a eletricidade já podem ser considerados uma realidade, ainda que restritos a ultraleves e aviões experimentais, como o Solar Impulse. No entanto, o Brasil deve entrar nesse mercado promissor no ano que vem.
O primeiro avião elétrico do país deve ser lançado em agosto de 2013. Com um motor híbrido, que funciona com bateria elétrica e biocombustível, a aeronave terá autonomia de aproximadamente 300 quilômetros com apenas uma carga –o equivalente a uma viagem de São Paulo a Ribeirão Preto (SP), por exemplo.
Uma parceria entre ACS Solutions e a Itaipu Binacional permitirá a pesquisa de novas tecnologias capazes de dar mais autonomia de voo aos aviões. Reduzir o peso e aumentar a potência da bateria utilizada são os maiores desafios desse projeto.
Conforme o coordenador brasileiro do programa de veículos elétricos da Itaipu Binacional, Celso Novaes, as pesquisas colocam o Brasil em uma posição de destaque no cenário internacional:
“Um dos fatores limitadores para os veículos elétricos é a autonomia. No mundo inteiro, as baterias estão no limite. Buscamos ter mais energia na mesma bateria e reduzir o peso. A indústria mais sensível nesse sentido é a indústria aeronáutica”, afirma Celso.
O modelo utilizado nas pesquisas, o ACS 100 Sora, que utiliza um motor a combustão, está sendo adaptado para receber a nova tecnologia.
Novaes ainda afirmou que os primeiros voos de teste serão realizados em julho do próximo ano. Após as empresas conseguirem as certificações necessárias, a meta é comercializar o modelo.
“A ideia é que o avião seja produzido em escala industrial. O fator que vai viabilizar isso é o custo final do projeto. Queremos ser um exportador dessa tecnologia, a Embraer dos motores elétricos”, diz.
Por Antonio Ribeiro
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