Mesmo após a rejeição da proposta de reajuste dos salários de aeronautas e aeroviários filiados ao SNA, os sindicalistas pertencentes ao SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) vem negociando o aumento dos salários dos profissionais.
No dia 22 de Novembro passado, foi realizada a primeira rodada de negociações. Durante a reunião, as empresas de Táxi Aéreo propuseram um reajuste de 1,78% sobre os salários, 5% sobre os pisos e 2,97% para os demais itens (ambos os índices abaixo da inflação).
Já na segunda rodada, que ocorreu no dia 29 de Novembro, as empresas propuseram um reajuste de 2,5% sobre os salários, 5% para os pisos e 3% para os demais itens.
No dia 13 de Dezembro, durante a terceira rodada de discussões, a proposta foi ampliada para 5,95% (equivalente ao INPC do período). Nessa reunião, os sindicatos cutistas reafirmaram a importância do aumento real e propuseram reajuste de 7% sobre os salários e demais itens econômicos e de 10% sobre os pisos.
O SNETA disse que daria uma posição sobre essa proposta nos próximos dias. Os sindicatos aguardam a resposta para levá-la para as assembleias, para ser discutida pelos trabalhadores.
A ameaça de greve por parte de membros do SNA durante o Natal e o Ano Novo ainda está vigente.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Reprodução