28h | Minha Proa 045

posted in: Artigos, Minha Proa | 4

Quando se faz o que gosta, até o cansaço é motivo de alegria durante um encontro com os amigos.

Pouco tempo após o lançamento de um novo livro através de nossos parceiros da Editora Bianch, a empresa organizou uma tarde de autógrafos com o autor, o qual se deslocaria do Rio de Janeiro até a matriz da empresa em São Paulo apenas para isso. Vendo tal oportunidade, também aproveitaram para convidar diversos outros parceiros e autores de futuros livros a comparecer – não apenas para prestigiar o colega, mas também para ter contato com o público de São Paulo que já os conheciam.

O evento começou pouso depois das 14h, com a chegada do autor e dos primeiros convidados e visitantes. Mas apesar de todos não saberem, esse evento iria durar muito mais do que o previsto na agenda oficial.

Após o fim da tarde de autógrafos, às 18h, haveria uma pequena confraternização entre os parceiros e amigos da empresa, após a qual, aproveitaríamos para fazer uma pequena gravação em áudio sobre o processo e desafios de produzir conteúdo para aviação no Brasil. Devido a tudo isso, nosso encontro naquele dia duraria literalmente até a meia-noite.

Dentre os diversos amigos de longa data que encontramos no dia, estava um que eu conhecia há tempos, mas apenas através da Internet: o ex-Comissário, Primeiro Oficial, Autor, Representante, Podcaster e Homem das Mil Profissões, Enderson Rafael.

Ele havia chegado ao evento durante a tarde, logo após perceber que poderia encaixá-lo em sua já atribulada escala de co-piloto de linha aérea. Para voar, o tripulante tem de estar descansado e ter dormido bem… Mas no início de sua folga, as possibilidades mudam. Sendo assim, ele saiu de seu último voo da escala daquele dia, e foi diretamente ao evento, abrindo mão do merecido descanso em prol dos amigos.

Diferente de alguns que compareceram e tiveram que sair antes do final do evento, Enderson ficou até o final, passando pela tarde de autógrafos, confraternização, e ficando até o final da gravação, às 23h59.

O mais interessante de notar foi que, diferente do lógico, ele não se mostrava cansado ou sonolento. Ao contrário disso, ele estava alegre e ativo, contando com toda felicidade os detalhes dos procedimentos e rotas que ele voou no dia, ganhando toda a atenção do grupo para o qual ele relatava suas experiências.

Sempre que vejo algo excepcional como isso, comparo com outras pessoas que vemos nas mídias sociais e Internet de modo geral, as quais vivem reclamando de sua vida, trabalho, e rotina, e mesmo assim, não fazem nada para mudar tal cenário.

Do outro lado, eu via o Enderson Rafel, estando há 28 horas acordado, interagindo, dividindo informações, e transmitindo que estava realizado com essa rotina, que era uma mistura de dedicação e realização.

No final da noite, ele finalmente se despediu junto com os demais, seguindo para o seu primeiro sono no início dessa folga.

Nunca vi uma pessoa tão cansada, e tão feliz.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)