CP Cast 12 – Idade na aviação

posted in: CP Cast | 18

Este é o CP Cast – O Podcast de aviação do Canal Piloto.

Oscar Lima Alfa senhores aviadores! Hoje Alexandre Sales (PP), Carlos Alberto Barreto (PP), André Matiolli (PC) Orlando Figueredo (PP) e Renato Cobel (PP) comentam sobre as influências, desafios e particularidades da decisão de começar o curso de PP e PC antes tarde do que nunca.

No CP Cast de hoje: Saiba o que normalmente impede as pessoas de começar o curso quando desejado, veja como a rotina da vida adulta pode afetar o teórico e o prático, conheça alguns pontos positivos que a experiência de vida apresenta na aviação, aprenda a sempre ter um Plano B, conheça um pouco da relação entre a idade e o mercado de trabalho, e acima de tudo, nunca se esqueça de agradecer a sua esposa!

Patrocínio:

Comentado na leitura de e-mails:

Produtos Canal Piloto:

Links relacionados ao programa:

Feed para o iTunes ou agregador:

E-mail
Envie suas sugestões e mensagens para nosso e-mail.

Clique no PLAY para escutar o episódio:

Play
Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • “E acima de tudo, nunca se esqueça de agradecer a sua esposa”

    kkkkkkkkkkk
    Esse Sales é um Rapaz sábio :)

  • O CP Cast é fantástico… mas melhor ainda é a trilha sonora rsrsrs mto bom. Tenho 32 anos e era pra ter feito minha banca de PP ontem 06/07/13… infelizmente o transito caótico de São Paulo me pregou uma peça e não consegui chegar a tempo…

  • Eu não pude ingressar na área quando era adolescente, porque meu pai não deixou, exatamente. Eu tinha que fazer a faculdade que ele iria pagar. A vida me levou para outros caminhos. E hoje, me orgulho em dizer que tenho 41 anos, MULHER, tirei meu CMA 1ª classe há dois anos e de 2ª classe ano passado. Estou em busca de trabalho e continuo estudando para a prova de PP. Como passei na anac para Cms há 2 semanas, agora volto a me dedicar ao PP. Afinal fiz apenas 4 aulas práticas e foi o suficiente para sentir muita falta e querer continuar.

    • Rafael Rodrigues

      Parabéns!

    • Carlos Alberto Silva

      parabéns. estou no mesmo caminho.

  • Oscar Lima Alfa Comandos!
    O CP Cast é fantástico(2)

    Conseguem falar de assunto sério com desenvoltura e destreza. Parabéns

    Forte abraço!

  • Na minha opinião, se ser piloto de avião é sonho desde criança, não importa a idade.

  • Dihemis Santos

    Quem quer realmente não arranja desculpas, vai e faz.

  • Ota Vio

    Tenho que começar dizendo: Parabéns, e muito obrigado. Incrível como praticamente todas as minhas perguntas foram respondidas. Tenho 35 anos, tenho uma trabalho estável numa empresa pública, mas minha paixão sempre foi aviação. Já comprei há alguns meses atrás o kit da Bianchi para PP, mas ainda não comecei a estudar seriamente. Depois de ouvi-los, tenho a certeza que tenho que me dedicar e seguir com meus sonhos, e claro buscando o apoio da minha esposa.
    Obrigado mais uma vez!!

  • Samuel Trigo

    Eu tenho 29 anos, estou no meio do curso de PP, ja tenho o CMA ,faco muitos simulados por dia… e ja tenho 3 horas de voo na minha CIV, juntei um bom dinheiro para fazer o curso PP, PC e ate compra uma pequena aeronave (rs, heranca)…to correndo atras pra fazer logo a prova da Anac e junto com ela ja concluir as 40 horas meio que juntos,em seguida iniciar o PC..e la pro meio de 2014 , fazer o ICAO, e tentar na linha aerea …. nessa sequencia… consigo??

  • André Carvalho

    Pôxa, ser reprovado apenas por dizer que trabalhar na aviação é um “sonho de infância”? O que há de errado nisso? O que se espera que o aplicante diga, afinal?

  • A. Lins

    “A atrasada”…(estive fora de São Paulo, estou colocando a leitura e os áudios em dia)
    A. Lins é Amanda Lins. Acho que aparece assim por causa do e-mail.

    Abraços

  • Rafael Rodrigues

    Belo CP- Cast! o/

  • OLucasConrado

    Oscar Lima Alfa, amigos!

    Como comentei no outro episódio, meu sonho sempre foi ser piloto de avião. O fato do meu pai trabalhar na Varig e sempre ter morado perto de aeroportos (Campo de Marte, Cumbica e agora Santos Dumont) sempre contribuiu para esse sonho.

    Mas sempre esbarrei em duas questões: dinheiro e o medo de sair da minha zona de conforto. Sou formado em jornalismo e sair dessa área para se tornar piloto parece meio arriscado.

    Mas a gente vive apenas uma vez (até onde eu sei) e, se eu não correr atrás do sonho, nunca vou realizá-lo. E vocês deram um grande estímulo para que eu corresse atrás e me tornasse piloto.

    Vou fazer frilas de fotografia (sou fotógrafo), a poupança vai se tornar algo sagrado e pretendo, a partir do início de 2016 (quando eu estiver chegando aos 27 anos), fazer um curso de PP. Quem sabe, a partir daí já não parto para voos mais altos, com PC e PLA?

    Grande abraço a todos e obrigado por darem asas ao meu sonho!

    Lucas Conrado
    25 anos
    Jornalista e podcaster do Papo di Minero (www.papodiminero.com)
    Rio de Janeiro

  • Pitaco de alguém que observa a aviação desde 1981 sobre o fator idade para se tornar um piloto profissional, de linha, que é o todos querem:

    Pelo que apurei, um cidadão de 30 anos de idade é idoso na aviação. Então, a história é a mesma de sempre: iniciar os voos aos 16 anos, correr contra o relógio, lenhar, andar a pé, economizar no lazer, vender tudo que a família conquistou e se empregar em uma empresa de ponta até os 25; em outras palavras, um saco, uma busca quase insana. Já viram pilotos de 30+, fresquinhos de manche, ocuparem a posição de copila em cias como Tam e Gol? Comandantes, então… os mais velhos de manche, os que eram da VRG, Transbrasil, VASP, Rico foram escorraçados das principais companhias e acabaram no exterior ou foram aproveitados pelos táxis aéreos e empresas menores.

    Em resumo, do ponto de vista prático, sem romance nem paixão… o caminho é menos penoso para quem se inicia cedo aviação. Se possível, na asas da FAB.

  • alexandrerusso3@gmail.com

    Nossa, esse bate papo me deu muita coragem de checar o PP, pois já tenho 28 anos ! Não posso perder mais tempo. Obrigado CP Cast !!!

  • igorponce

    Sou amigo do Samuel, e sim, ele conseguiu ano passado! :)

  • André Avelino

    Tô nessa também, e como incentivo dos comentaristas “vou me lançar ao ar e quem sabe pouso em terreno fértil”, porque com certeza o que já vier depois na aviação para mim é lucro. Obrigado a todos por estas palavras sábias.