Dúvida – Como convalidar licenças para a EASA?

posted in: Duvidas | 3

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Muito bom dia senhores,

Me chamo Glauber, tenho 26 anos e estou iniciando minha formação de piloto privado de avião e pretendo seguir carreira como piloto comercial. Como possuo dupla cidadania européia, gostaria de saber as possibilidades de, sendo possuidor da licença PLA ANAC, convalidar a mesma para uma semelhante da EASA, orgão de aviação civil da europa. Li alguma coisa falando sobre Licensas ICAO, mas nada conclusivo. Extendo a dúvida também para a FAA, para o caso de querer tirar uma licença de PP para voar nos EUA a passeio.

Att,

Glauber Lemos

Nossa resposta

Glauber,

Existe sim a possibilidade de você convalidar a sua licença brasileira de PCA para uma licença EASA, e assim conseguir um emprego na Europa. O processo de convalidação EASA (PC-IFR) é composto por curso teórico de com 14 matérias, e após prova do conteúdo lecionado.

Deverá ser feito também um novo Certificado Médico de primeira classe na Europa.

Na parte de voo são no mínimo 15 horas para convalidação do IFR e mais 8,25 para convalidação do MLTE.

Algumas escolas dão a opção de o aluno fazer o curso teórico a distância, mas a prova deverá ser feita na Europa. Lembrando que só pode convalidar quem possui a cidadania europeia ou é europeu.

Para maiores informações recomendo pesquisar nas escolas abaixo:

http://www.gairg.com/pt/

http://www.fly-in-spain.com/index.php

https://www.bristol.gs

Sobre a possibilidade de trabalho, ter a cidadania européia vai lhe abrir a oportunidade de trabalhar em empresas aéreas da Europa, como você pode verificar no site Pilot Career Center.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Luiz Oliveira

    Boa tarde Rodrigo, tudo bem?
    Meu nome é Luiz, sou Piloto de Helicoptero ( PCH e INVH ) e tenho dupla cidadania (Brasileira / Portuguesa) e tenho muito interesse em fazer um curso de especialização na Europa e posteriormente trabalhar lá.
    Voce saberia me passar detalhes de como é o processo de convalidação dessas licenças para Europa e se possivel algum contato de onde e posso fazer isso ?

    Muito obrigado

    Atenciosamente

  • Borgo Schiavon

    Olá Luiz,
    Também estou nesta procura, no meu caso tenho cidadania italiana. Tenho muita dificuldade em encontrar fontes de informações… Sobre Portugal, tenho alguns documentos que achei no site do INAC (a ANAC portuguesa) sobre validação de licenças emitidas por outros países. Meu email é bgsborgo@icloud.com, se puder me chame por lá pra trocarmos informações. Abraço

  • Michael Lemos

    Estou na luta agora para a ANAC validar minha licença para o CAA (UK)… No caso o CAA pediu um contato na ANAC para q eles possam entrar em contato e validar minha licença.. Alguém tem a minima ideia de algum email ou telefone que eu possa disponibilizar para o CAA do Reino Unido?