Dúvida – Como cumprir horas de voo na faculdade?

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Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Ao ingressar na faculdade vou estudar todas as disciplinas do teórico no aeroclube e após a prova da ANAC voarei as horas de PP da mesma forma que em um aeroclube.Certo? Mas quanto tempo vou ter para voar pois a faculdade vai continuar e não devo conseguir cumprir até o inicio do que seria o teórico de PC?

Após o cheque de PP e o teórico de PC ensinado na faculdade começo o prático do mesmo.Como funciona o prático Mono e Multi?  Eu faço as 110 horas restantes para o cheque de PC e após esse cheque eu vou para a transição de Multi(12 horas)?Concluída essa etapa tenho o Jet Training e para faze-lo preciso ter checkado em Multi? E as horas de voo desse contam na CIV?

Onde realizo do exame de ingles da aviação ICAO?

Obrigado,

Bons voos.

Fábio

Nossa resposta

Fábio,

Pelo que eu sei, as faculdades atualmente não atrelam o diploma universitário ao cheque de PC/Multi IFR. Ou seja, se você estiver no último semestre mas ainda não checou o PC, você irá se formar normalmente, e obterá o diploma.

Ao final do primeiro semestre, no qual você terá as matérias do PP – teórico, sugiro que você faça a banca da ANAC. Caso seja aprovado, comece a voar paralelamente com a faculdade. Sugiro, ainda, que voe aos finais de semana e nas férias. Faça isso para o PP e PC para que, durante a semana, você se dedique apenas aos estudos da faculdade.

O curso do PC prático, como falei no post sobre horas de simulador, abate horas práticas. Nesse curso, primeiramente você deverá fazer as horas visuais em aeronave monomotor. Após aprovação na banca teórica de PC na ANAC, você poderá iniciar o treinamento IFR no simulador, e após, no avião monomotor. Se você quiser checar PC/MNTE (monomotor) – IFR, você poderá fazer isso, e depois checar somente a carteira de MLTE (multi-motor). Recomendo fazer dessa forma pois o curso de MLTE são apenas 12 horas, sendo somente 5 de adaptação ao equipamento. Na minha opinião, é muito pouco para que o aluno realmente aprenda a pousar e decolar o novo equipamento. É nessa fase onde realmente o piloto adquire o controle da aeronave.

Checando somente a carteira de multi, nas 7 horas restantes, o aluno poderá dar ênfase a navegações curtas, com duração de no máximo 1 hora e meia, e treinar toque e arremetida. Já checando tudo junto, PC/MLTE-IFR, o aluno tem que cumprir horas algumas IFR obrigatórias durante as navegações, dependendo da escola em que ele fizer o seu treinamento.

O Jet Training, no meu ponto de vista, é aconselhável fazer próximo ao ingresso em alguma companhia aérea, ou de voar algum jato. É um curso que vai dar uma pequena noção ao aluno de como é voar uma aeronave a jato, e principalmente, saber utilizar o automatismo do sistema elétrico, hidráulico e de ar-condicionado (pressurização). Não é obrigatório ter checado MLTE para fazer o Jet Training. O Aluno de monomotor só vai sentir diferença nas velocidades, que são muito maiores, e também porque serão dois motores.

Não recomendo fazer esse curso antes de checar o PC, a menos que tenha uma proposta concreta de emprego. Falando nisso, enquanto você é aluno, muitos vão te prometer emprego. Entretanto, após checar, poucas propostas vão se concretizar de fato. Portanto, tome cuidado com as promessas. As horas do Jet Training não contam na CIV.

O exame de proficiência da ICAO pode ser feito em vários locais. Neste link, você vai encontrar a lista contendo os endereços e telefones.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

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Rodrigo Satoshi
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