Como já citado, a aviação é um segmento de mundo pequeno, onde todos estão a apenas alguns contatos de distância. Deste modo, é mais do que lógico precisar manter uma boa relação com os demais. Afinal, ninguém precisa de inimigos.
Não despreze os novatos
Quando comecei meu teórico de PP, pude notar que os pilotos do teórico de PC raramente falavam conosco, e algumas vezes até passavam por nós sem nos cumprimentar.
Com o tempo acabei concluindo que isso era devido ao público que constituía os teóricos de PP. Em parte, alunos que se inscreveram por impulso, sem preparo, por motivos errados, e que provavelmente desistiriam antes do fim do curso. E de fato, dos 50 alunos da minha sala, apenas 15 chegaram ao final.
Quando iniciei meu teórico de PC, decidi fugir do padrão, e sempre que possível passava alguns intervalos conversando com o pessoal da turma de PP. Foi através disso que conheci dois dos meus melhores amigos, Carlos Alberto Barreto e Orlando Figueredo, os quais influenciaram na continuidade da minha formação prática. Novamente, boa parte da turma deles também largou o curso antes do final, mas eles, assim como eu, frequentaram até o último dia.
Não ignore os menos experientes. Todo grande piloto, um dia, foi apenas um PP teórico.
Não critique gratuitamente
Em tempos de internet, toda reclamação está a apenas algumas teclas e cliques de distância, sendo assim o modo mais instintivo de falar mal daquela instituição que te deixou na mão, ou da pessoa que você acredite ter lhe prejudicado.
Não aja por impulso. Lembre-se que o que entra na internet jamais sai, e que a única coisa mais duradoura que isso, é a memória de quem leu aquele comentário antes de você se arrepender e apagá-lo.
Portanto, evite cuspir pra cima, pois a saliva pode estolar.
Parceria
Certa vez, fui até uma instituição de ensino de aviação, gravar alguns materiais em vídeo.
Durante a conversa, uma outra empresa do mesmo segmento surgiu na conversa, sendo primariamente uma potencial concorrente das pessoas com as quais falávamos.
Para nossa surpresa, a pessoa responsável não induziu essa impressão, e nem desmereceu a outra empresa. A administração citou que reconhece o papel da outra, e admira todo o caminho e qualidade que ela conquistou.
No final, os donos das duas empresas eram amigos. Por que ser um concorrente quando pode-se ser parceiro? Em um mercado volátil como o da aviação, nunca se sabe quando alguém precisará de auxílio.
Todos precisam de todos
Um dos maiores erros que um piloto pode cometer, no aspecto alvo deste artigo, é acreditar que já evoluiu o bastante na profissão a ponto de não precisar mais de ninguém. “Agora eu estou no topo!”.
Entre as décadas de 1990 e 2010, diversas empresas aéreas abriram falência.
Quando isso ocorre, o fluxo de profissionais é interrompido, e o mercado fica saturado. Esse tipo de acontecimento produz uma reviravolta na carreira de qualquer um.
Houve um piloto que meses atrás era Comandante de voo internacional, e que pouco tempo depois da falência de sua empresa, estava grato por ter conseguido emprego como instrutor de voo em Paulistinhas.
Não fique acomodado: a aviação é uma caixinha de surpresas.
Seja prestativo
Pano Preto: o ato de reter informações para vantagem própria.
Com o tempo isso felizmente vem se tornando cada vez mais raro, e ir contra essa antiga prática é sempre um ponto positivo.
Durante meu PP, um piloto me viu tendo dificuldades em decorar as informações de meu Plano de Voo, para o caso do Controle questionar minhas intenções.
Ele então explicou que também teve dificuldades, principalmente em Planos IFR e longos, e que melhor do que gastar tempo decorando, era levar uma cópia do Plano na aeronave, e deixá-la acessível, como em uma prancheta de voo.
Hoje vejo que é uma solução um tanto que simples, mas que na época, era algo novo e que fez a total diferença para minha pessoa.
Hoje, procuro ser como aquele piloto.
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