Quem iniciou sua formação aeronáutica já ficou ciente da grande taxa de desistência da primeira fase da formação, o curso teórico de Piloto Privado. Mas por qual motivo tantos desistem antes mesmo do final do curso? Vejamos a seguir alguns dos mais comuns motivos, e utilize-os não para se desmotivar, mas sim para se conscientizar sobre o que pode vir pela frente.
Falsas expectativas
Na época em que comecei meu curso teórico de PP, estávamos em uma época interessante de nosso país. Havíamos sido confirmados como sede das próximas Copa e Olimpíadas, e com isso a evolução do setor aéreo e a necessidade de novos pilotos era divulgada por toda a grande mídia.
Iludidos pela oferta de trabalho fácil e salários astronômicos, as salas do curso de PP lotavam rapidamente, a ponto dos aeroclubes até aumentarem a frequência de turmas.
Entretanto, durante esse primeiro passo os alunos iam se integrando com os mais experientes, e ficavam sabendo da realidade. O emprego está longe de ser garantido, e os grandes salários pertenciam na verdade aos mais altos cargos da aviação, sendo necessário gastar muito tempo e dinheiro para atingi-los.
Ao final do meu teórico, apenas 15 dos 50 alunos permaneceram no curso.
Falta de preparo
Mesmo que desejando ingressar na aviação por pura paixão, muitos alunos abortam seus planos devido às surpresas que só descobrem quando já estão no curso. Há aqueles que acham que apenas como Piloto Privado já poderiam começar a trabalhar, outros não tem ideia do investimento necessário para a formação completa, e outros se assustam com o nível do curso e exigência colocada neles.
Devido a isso, muitos param antes da situação piorar.
Empolgação demais, estudo de menos
A grande maioria dos interessados em ingressar na aviação tem esse objetivo desde criança. Vivem nos simuladores de voo, visitam os aeroportos para praticar spotting, assinam revistas, vão a shows aéreos e etc. Mas “apenas empolgação” está longe de ser algo que irá influenciar nas suas notas.
De nada adianta a pessoa ter nascido para isso, se ela não se dedica para tal, neste caso nos estudos. Procure se focar. Pare de sonhar sua vida e comece a viver seu sonho.
Tudo ao mesmo tempo
Sabemos que é possível o aluno fazer até 20h de aulas práticas de voo sem ter concluído o curso teórico, e paralelamente a esta formação de aeroclube, a faculdade de aviação também é algo que lhe ajudará no mercado de trabalho.
Porém, ao fazer vários cursos ao mesmo tempo sem ter como se dedicar em todos, muitos ficam com um aproveitamento abaixo do ideal, e acabam tendo que abrir mão ou refazer algum deles.
Início no momento errado
Ninguém se torna piloto apenas com o curso teórico. Devido a isso é necessário todo um planejamento financeiro e de carreira para se formar com aproveitamento. Portanto, se você teve seu primeiro filho, está mudando de emprego e tem dívidas para quitar, talvez não seja a melhor hora para iniciar sua formação aeronáutica.
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