Trabalhar profissionalmente com internet não é fácil. Ter um hobby que exige tanto de você quanto seu trabalho formal é complicado. Produzir para um nicho específico também tem seus desafios. Agora imagine tudo isso junto… e seja bem vindo ao nosso mundo.
Assim como a formação aeronáutica, nossa rotina de trabalho no Canal Piloto também tem suas dificuldades. Mas assim como superamos as barreiras dos cursos da aviação, também seguimos em frente em nosso projeto. O que nos motiva? Veremos a seguir:
Reciprocidade (a.k.a. Gentileza Gera Gentileza)
Como sabemos através do ditado, “ninguém nasce sabendo”. No caso da aviação, isso significa que todo conhecimento sobre a formação aeronáutica que possuímos, só pôde chegar a nós porque um dia alguém se dispôs a nos ajudar.
Neste caso me refiro não aos professores e instrutores, mas sim àquelas pessoas que nos explicaram os passos para chegar até essa instrução teórica e prática: as pessoas que nos ajudaram quando mal sabíamos o que era “PP e PC”.
Passar as informações adiante é o mínimo que poderíamos fazer.
Política anti-Pano Preto
Uma triste prática característica da aviação, que aos poucos está sendo extinta, é o chamado Pano Preto. As pessoas adeptas dessa prática não somente retêm as informações que possuem, mas também espalham desinformação aos menos experientes.
O motivo? Quanto menos pessoas souberem o que ele sabe, menos concorrência ele e os amigos terão no mercado de trabalho.
Obviamente seguimos no sentido contrário dessa prática.
Feedback
Apesar de nossos conteúdos terem milhares de acessos diários, às vezes recebemos apenas algumas dezenas de comentários por dia. Por um lado isso é ruim, pois acabamos não conhecendo a esmagadora maioria daqueles que nos acessam. Mas por outro lado, é totalmente gratificante conhecer a história daqueles que deixam seu feedback.
Pessoas que resgataram o sonho de se tornar piloto, algumas que eram desacreditadas mas viram que é possível, e diversas outras histórias que envolvem superações pessoais, familiares, e profissionais.
São nesses momentos que percebemos quando nosso conteúdo faz a diferença.
Apoio do público
Como a vida é uma caixinha de surpresas, durante nosso trajeto diversos problemas vieram a surgir, relacionados a equipamentos, falta de tempo, necessidade de equipe, ou caráter financeiro.
Este último foi o que bateu mais forte, depois de vermos que estávamos fechando financeiramente no vermelho durante os últimos sete meses.
No primeiro mês após termos exposto nosso problema, o grupo inicial de leitores que atendeu nosso chamado conseguiu fazer o Canal Piloto se pagar novamente, através do Patreon.
Legado
Nada é para sempre, mas em nosso tempo de vida podemos tentar fazer algo que vá além de nosso escopo pessoal, e que sobreviva além de nossos anos.
Não poderemos falar que descobrimos a cura para o câncer, que acabamos com a fome no mundo, ou que ganhamos o Nobel da Paz. Mas depois de anos diante desse nosso projeto, poderemos dizer que fizemos alguma diferença, mesmo que para um pequeno grupo de pessoas, que voam pelos céus verdadeiramente realizadas.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022