Aer Lingus | HCA 113

posted in: Artigos | 0

AerLingus_Capa_Canal_Piloto

Localizada a noroeste da Inglaterra, a Irlanda é um país insular, e membro constituinte da União Européia. É reconhecida mundialmente como um dos principais berços dos povos celtas, de quem herdou um grande legado cultural. Seu mais conhecido santo padroeiro, São Patrício, é celebrado mundialmente no St. Patrick’s Day, uma animada festa anual regada a música celta e repleta da tradicional cerveja irlandesa do tipo stout. Na cultura pop das últimas décadas, a Irlanda é representada por artistas de variados estilos, desde o new age de Enya ao rock de U2, passando pelo pop de grupos como The Corrs e The Cranberries, que inclusive utilizam muitos elementos da música folclórica irlandesa. Some-se a isso o fato de que a Irlanda ocupa a sétima posição entre as nações mais desenvolvidas do mundo, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, e teremos os fatores que fazem do país um destino extremamente atraente, tanto aos negócios quanto ao turismo.

As pessoas que desejam visitar a Irlanda podem chegar até ela através da Air Lingus, a companhia de bandeira que a representa no mundo da aviação. Conhecida como uma das companhias mais seguras do mundo, a Aer Lingus foi fundada em 1936. Suas primeiras operações interligavam a capital irlandesa, Dublin, com a cidade de Bristol, no Reino Unido, em rotas que logo se estenderam a Londres, operando no histórico aeroporto de Croydon. Para isso, utilizava-se de aeronaves De Havilland 84 Dragon e 86 Express.

As operações da Aer Lingus foram interrompidas pela Segunda Guerra Mundial, e retomadas em 1945, com a utilização de aeronaves Douglas DC-3 e a contratação de suas primeiras equipes de comissaria de voo. Logo viriam os primeiros serviços internacionais – incluindo Bruxelas, Amsterdam e Roma em seus principais destinos – além dos serviços transatlânticos, com destino a Nova Iorque. Para essas rotas de maior alcance, foram utilizadas aeronaves Lockheed, modelos L-749 Constellation e L-1049 Super Constellation. A era dos jatos chegaria com a aquisição de três aeronaves Boeing 720 em 1960, que operavam a rota com destino a Boston, nos Estados Unidos.

A Aer Lingus foi também a primeira companhia além da Alitalia a ter seus serviços requisitados pelo Vaticano. Em 1979, uma de suas aeronaves Boeing 747 foi fretada e reconfigurada para transportar o Papa João Paulo II em uma de suas peregrinações. Dentre as localidades visitadas pelo sumo pontífice, o Boeing batizado de “St. Patrick” operou nas cidades de Roma, Dublin, Shannon e Boston.

Atualmente, a Aer Lingus conta com uma frota de 48 aeronaves de fabricação exclusiva da Airbus, operando em 82 aeroportos diferentes ao redor do mundo. Seus destinos encontram-se distribuídos na Irlanda, Reino Unido, Europa, África, Ásia e América do Norte. Sua estratégia de negócio adota um sistema conhecido como “some frills”, onde os serviços de bordo encontram-se num intermediário entre a suntuosidade dos serviços de luxo, e a austeridade das companhias low-cost.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)