Nessa quarta-feira (14), o Aeroporto Estadual de Registro (SP) foi reativado e homologado para operações de Aviação Geral. Após vinte e nove anos sem voos, finalmente receberá voos de pequeno e médio porte.
De acordo com informações da Secretaria de Logística e Transportes da cidade, a ANAC e a CETESB concederam todas as homologações e licença de operação, necessárias para o funcionamento do aeroporto.
O Aeroporto deverá ser de grande ajuda no desenvolvimento socioeconômico na região do Vale do Ribeira, além de servir de apoio aos voos de ligação no eixo São Paulo (SP) – Curitiba (PR).
Os aviões de pequeno e médio porte deverão ser o novo foco do aeroporto, que atualmente é mais um da rede de aeroportos que são administrados pelo DAESP.
No ano de 1983, o aeroporto foi desativado para a Aviação Geral, mas continuou a ser utilizado pela Aviação Agrícola da região. A suspensão das outras atividades se deu em razão da necessidade de adequar a infraestrutura existente no aeroporto, já que ele fica em uma área de proteção ambiental, o que gerou imensos obstáculos às operações.
O Governo do Estado investiu R$ 5 milhões em melhorias no aeroporto para que o local fosse ativado. Houve desapropriações de áreas para ampliação e recuperação da infraestrutura e licenciamento ambiental, além da execução de uma série de obras, que começaram em Janeiro do ano passado e terminaram em Junho deste ano.
Por Antonio Ribeiro
Imagem: Samuel Moreira