A Aigle Azur é uma companhia aérea francesa de médio porte, fundada em abril de 1946 por Sylvain Floirat, um empreendedor francês, constituindo a primeira companhia aérea de propriedade totalmente privada no período pós-guerra. Suas operações tiveram início com uma frota composta de aeronaves Douglas DC-3 e Junkers Ju 52. A partir do aeroporto de Orly, onde a base de operações da companhia se encontra até os dias atuais, partiram seus primeiros voos com destino à Tunísia e ao Líbano.
A Aigle Azur posiciona-se como a segunda companhia aérea da França, atrás apenas da companhia de bandeira de seu país, a Air France, apesar das bases de operações de ambas as companhias serem diferentes, e dos destinos de ambas nem sempre serem coincidentes. Dentre os primeiros destinos estratégicos da Aigle Azur encontrava-se a Argélia, país que foi colônia francesa até o ano de 1962. Como havia uma grande demanda de transporte de repatriados da Argélia para a França, a Aigle Azur encontrou aí uma importante oportunidade de crescimento, menos explorada por sua concorrente compatriota.
Em 1955, Sylvain Floirat vendeu a Aigle Azur para a UTA (Union de Transports Aériens), cedendo também a esta a infraestrutura hoteleira de que era proprietário. A partir daquele ano, a companhia passou a operar sob o nome Lucas Aviation, transferindo sua base de operações para o aeroporto de Pontoise. A alteração de nome e de base de operações durou até o ano de 2001, quando a companhia foi adquirida pelo grupo logístico GoFast, tendo seu nome e base de operações originais restituídos.
Em 31 de outubro de 2010, uma aeronave da Aigle Azur protagonizou um momento histórico: o primeiro pouso de uma aeronave europeia em Bagdá, capital do Iraque. Desde 1990, o país sofria um embargo imposto pelas Nações Unidas contra o regime de seu ditador, Saddam Hussein. Somente com o fim do embargo de vinte anos, as relações diplomáticas entre o Iraque e os países ocidentais pôde ser restabelecida.
Atualmente a Aigle Azur opera com sete aeronaves Airbus A320-200 e três aeronaves Airbus A319-100, atendendo a 26 destinos que incluem Argélia, Mali, Portugal e Senegal, além da própria França. É detentora da certificação IOSA, concedida pela IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional) para companhias que cumprem com os seus altos padrões de segurança.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017