Aigle Azur | HCA 140

posted in: Artigos | 0

capítulo_140

A Aigle Azur é uma companhia aérea francesa de médio porte, fundada em abril de 1946 por Sylvain Floirat, um empreendedor francês, constituindo a primeira companhia aérea de propriedade totalmente privada no período pós-guerra. Suas operações tiveram início com uma frota composta de aeronaves Douglas DC-3 e Junkers Ju 52. A partir do aeroporto de Orly, onde a base de operações da companhia se encontra até os dias atuais, partiram seus primeiros voos com destino à Tunísia e ao Líbano.

A Aigle Azur posiciona-se como a segunda companhia aérea da França, atrás apenas da companhia de bandeira de seu país, a Air France, apesar das bases de operações de ambas as companhias serem diferentes, e dos destinos de ambas nem sempre serem coincidentes. Dentre os primeiros destinos estratégicos da Aigle Azur encontrava-se a Argélia, país que foi colônia francesa até o ano de 1962. Como havia uma grande demanda de transporte de repatriados da Argélia para a França, a Aigle Azur encontrou aí uma importante oportunidade de crescimento, menos explorada por sua concorrente compatriota.

Em 1955, Sylvain Floirat vendeu a Aigle Azur para a UTA (Union de Transports Aériens), cedendo também a esta a infraestrutura hoteleira de que era proprietário. A partir daquele ano, a companhia passou a operar sob o nome Lucas Aviation, transferindo sua base de operações para o aeroporto de Pontoise. A alteração de nome e de base de operações durou até o ano de 2001, quando a companhia foi adquirida pelo grupo logístico GoFast, tendo seu nome e base de operações originais restituídos.

Em 31 de outubro de 2010, uma aeronave da Aigle Azur protagonizou um momento histórico: o primeiro pouso de uma aeronave europeia em Bagdá, capital do Iraque. Desde 1990, o país sofria um embargo imposto pelas Nações Unidas contra o regime de seu ditador, Saddam Hussein. Somente com o fim do embargo de vinte anos, as relações diplomáticas entre o Iraque e os países ocidentais pôde ser restabelecida.

Atualmente a Aigle Azur opera com sete aeronaves Airbus A320-200 e três aeronaves Airbus A319-100, atendendo a 26 destinos que incluem Argélia, Mali, Portugal e Senegal, além da própria França. É detentora da certificação IOSA, concedida pela IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional) para companhias que cumprem com os seus altos padrões de segurança.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)