História das Companhias Aéreas – Capítulo 99

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Apesar do avião haver sido oficialmente criado em 1903 pelos irmãos Wright – em Dayton, no estado americano de Ohio – é inegável a importância da França na criação e desenvolvimento da atividade de voar. O advogado francês Ernest Archdeacon, juntamente com o escritor francês Júlio Verne e o brasileiro Santos Dumont, além de outros investidores, foram os fundadores do Aeroclube da França, criado em 20 de Outubro de 1898 – antes mesmo da primeira máquina mais pesada que o ar alçar voo. Dentre as diversas iniciativas do Aeroclube em promover e incentivar as pesquisas aeronáuticas, estiveram o Prêmio Archdeacon, o Prêmio do Aeroclube da França e o Prêmio Deutsch-Archdeacon, dos quais dois foram arrebatados por Santos Dumont, criando a famosa polêmica sobre quem seria o criador do avião.

Não seria de se admirar, portanto, que um país que teve um aeroclube antes mesmo de existirem aviões seria representado por uma das mais proeminentes companhias de bandeira de todo o mundo. Fundada em 7 de Outubro de 1933, a Air France nasceu da fusão de cinco companhias de menor porte: Aéropostale, Société Générale de Transport Aériens (SGTA), Air Union, Air Orient e Compagnie Internationale de Navigation Aérienne (CIDNA). Todas já possuíam rotas bem planejadas e estabelecidas, de forma que sua fusão criou uma companhia com uma extensa e abrangente malha aérea, tornando-a imensamente competitiva.

Assim como inúmeras companhias da primeira metade do século XX, a Air France sofreu os impactos da Segunda Guerra Mundial, precisando transferir sua base de operações para o Marrocos durante o conflito. Ao fim da Segunda Guerra, no entanto, a Air France operava aeronaves Douglas DC-3 e DC-4, em rotas que somavam em torno de 160.000 Km, a mais extensa malha aérea em todo o mundo para a época. Sua frota também não era de menor grandeza, somando 130 aeronaves até então, uma das maiores frotas do mundo para aqueles tempos.

A era dos jatos iniciou-se na Air France em 1953, com a aquisição do De Havilland Comet, o primeiro jato de transporte de passageiros da história. Com o passar dos anos, também se incorporaria à frota o Boeing 747. A Air France viria a ser uma das maiores operadoras em todo o mundo desse modelo de aeronave.

Ao lado da British Airways, a Air France foi uma das únicas companhias aéreas a operar voos supersônicos para passageiros. O BAC-Aérospatiale Concorde, de fabricação franco-inglesa, fez seu primeiro voo partindo do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com destino ao Rio de Janeiro, no Brasil, em 1976. Também partindo da base de operações da Air France, logo viriam os voos com destino a Nova Iorque. A FAA, no entanto, foi obrigada a suspender as operações do Concorde nos Estados Unidos, em virtude de inúmeros protestos pelo ruído da aeronave, cujo estrondo sônico ao quebrar a barreira do som beirava o insuportável para quem estivesse em seu caminho. Somando-se os altos custos de operação da aeronave e o impacto causado pelo desastre com o voo 4590, ocorrido com um Concorde em 25 de julho de 2000, a aeronave foi retirada de serviço em 2003.

A Air France também é responsável pela criação da Amadeus, uma empresa de TI especializada em soluções integradas de venda de passagens, reservas de hotéis e gestão de companhias aéreas. A empresa foi fundada em 1987, numa parceria da Air France com a alemã Lufthansa, a espanhola Iberia e a escandinava SAS. As soluções da Amadeus são utilizadas por inúmeras companhias ao redor do mundo, incluindo algumas das principais companhias aéreas brasileiras.

Em 2004, a Air France anunciou sua fusão com a holandesa KLM, criando o maior conglomerado mundial de companhias aéreas. O grupo Air France-KLM possui a maior receita gerada por uma companhia aérea em todo o mundo, além de ser a maior da Europa e terceira maior do mundo em quilômetros voados por passageiro. Apesar da parceria, no entanto, Air France e KLM optaram por prosseguir com suas operações mantendo suas marcas, sem a intenção de criar uma marca única para todo o conglomerado.

Atualmente, a Air France atende a 168 destinos em 93 países diferentes, operando a partir do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Sua frota, como seria de se esperar, é composta predominantemente por aeronaves da também francesa Airbus, apesar de também contemplar aeronaves Boeing 747, 777 e 787.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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