História das Companhias Aéreas – Capítulo 8

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Capítulo_8

A companhia francesa Aéropostale foi criada em 1918 por Pierre-Georges Latécoère, um pioneiro aviador francês e fundador da indústria aeronáutica de Toulouse – a mesma cidade onde hoje se encontra sediada a Airbus. A linha aérea foi fundada sob o nome Société des lignes Latécoère, sendo também conhecida como Lignes Aeriennes Latécoère, ou simplesmente “La Ligne” (“A Linha”, em francês).

A principal missão da companhia foi especializar-se no transporte de serviços postais, apesar de não restringir-se a esse tipo de operação. Seu primeiro voo, ocorrido em 25 de Dezembro de 1918, ligava a cidade de Toulouse a Barcelona, na Espanha. No ano seguinte, essa mesma rota foi estendida para que pudesse abranger também a cidade de Casablanca, em Marrocos. Os destinos seguintes da companhia passaram a incluir a cidade de Dakar, no Senegal, e as capitais brasileiras de Natal e Rio de Janeiro.

No ano de 1927, em virtude dos danos sofridos nos longos voos destinados à América do Sul, Latécoère decidiu vender 93% de sua companhia aérea a Marcel Bouilloux-Lafont, um empresário francês residente no Brasil. A partir de então, a companhia, que desde 1921 nomeava-se Compagnie générale d’entreprises aéronautiques (CGEA), passou a se chamar Compagnie Générale Aéropostale, ou simplesmente Aéropostale, mantendo sua base de operações no Brasil até o fim de suas atividades.

Assim como muitas das companhias aéreas nascidas nas primeiras décadas do Século XX, a Aéropostale contava com pilotos formados pelo serviço militar. Todos possuíam a bravura característica dos ex-combatentes, tão necessária em uma época onde o pioneirismo era uma das principais características da aviação. Alguns destes pilotos, inclusive, foram ilustres personagens históricos. Entre eles, estava o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, famoso por best-sellers como “O Pequeno Príncipe”. Em um de seus romances, intitulado “Vol de Nuit” (“Voo Noturno”), Saint-Exupéry descreve um voo postal a serviço da Aéropostale, através dos céus da América do Sul.

Devido a um escândalo envolvendo pagamentos postais do governo francês à companhia aérea, a Aéropostale teve de ser dissolvida em 1932. No ano seguinte, seus ativos foram utilizados para compor o que hoje é a Air France. O Grupo Latécoère, no entanto, existe até os dias de hoje em Toulouse, onde funciona como uma fornecedora de suprimentos para construtoras de aeronaves, como a Airbus, a Boeing, e até mesmo a brasileira Embraer.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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