Peruvian International Airways | HCA 154

posted in: Artigos | 0

A Peruvian International Airlines (PIA) foi uma companhia aérea de curta existência, havendo operado apenas entre os anos de 1947 e 1949. Seu breve período de operações, no entanto, não impediu que ela tivesse grande importância para o seu país, sendo a primeira companhia aérea internacional do Peru. Fundada em 14 de Janeiro de 1946, a companhia foi a primeira grande concorrente da Panagra, que na ocasião, dominava o mercado de rotas internacionais que serviam ao Peru.

A fundação da Peruvian International Airlines contou com o aporte de investidores do Peru, Canada e Estados Unidos. A companhia contou com ninguém menos do que Clement Keys, o “Pai da Aviação Comercial na América”, no comando da empresa. Os voos tiveram início em 14 de Maio de 1947, com uma aeronave Douglas DC-4. A primeira rota partia de Lima com destino a Havana, em Cuba, passando pelo Panamá. Meses depois, as rotas ao norte estenderiam-se também a Washington e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Logo a malha aérea estendeu-se também ao sul, com destino a Santiago no Chile, passando por Antofagasta, no mesmo país.

A extensão de suas rotas, passando por todo o continente americano, levaram a companhia a adotar o slogan “The Airway of the Americas” (A Aerovia das Américas). Com um início bastante promissor, a companhia dobrou o seu capital logo no primeiro ano de operações. No entanto, a concorrência com a Panagra logo mostrou-se desleal com a pequena peruana. A gigante concorrente, subsidiária da Pan Am, logo incorporou aeronaves pressurizadas Douglas DC-6 à sua frota, as quais foram utilizadas para operar justamente entre os mesmos destinos da Aerovia das Américas. Um duro golpe na pequena operadora, que encerrou suas atividades em 1949, menos de dois anos depois do seu início de operações.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Luiz Cláudio Ribeirinho

Piloto Privado Teórico, host e editor do CP Cast, revisor, e vocalista da banda Rock Wheels.
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)