Aproveitando o Caminho

posted in: Artigos | 3

Aproveite_O_Caminho_1_Canal_Piloto

Sou daqueles que tem certa dificuldade em comemorar as conquistas. Tenho esse sério problema devido a uma característica da minha personalidade, que por vezes é uma qualidade, mas que por outras tantas é uma pane! Por exemplo, quando fiz meu voo de check de Piloto Privado fiquei bastante feliz, radiante! Mas após o pouso e as felicitações dos amigos e parentes, logo me peguei preocupado e meio que desconsiderando a conquista recém obtida com tanto esforço. Por quê? Aí é que mora o meu dilema constante, o qual tenho lutado para resolver.


O frustrante processo

Após essa conquista, já me pego pensando na próxima e no quão desafiadora ela será, e esse pensamento já me faz querer focar o mais rápido possível nesse meu próximo objetivo, sem me dar ao luxo de comemorar; às vezes, nem me permito ficar muito feliz! Meu pensamento era: “PP é muito pouco, preciso me esforçar mais pra fazer logo o teórico de PC, passar no curso e depois fazer a banca da ANAC. Aí sim será uma conquista legal e comemorarei”. Passados alguns meses, banca de PC finalizada com êxito, quem disse que eu comemorava? Lá estava eu desmerecendo essa conquista, e já preocupado com as horas mono visuais que faltavam pra iniciar o simulador IFR, e depois o mono IFR, MLTE IFR e check PCA.


Façam o que eu digo / Não façam o que eu faço

Senhores, não entrem nessa! Não façam como eu! Comemorem cada conquista ao máximo, não se preocupem tanto com a próxima sem antes saborear a atual. Até porque, uma coisa que aprendi foi que grande parte da diversão não está na conquista, e sim no caminho para chegar até ela. Durante o teórico de INVA – onde já estava me preocupando com o prático, e nem pretendi dar bola para a banca de INVA – me dei conta de que, apesar de relativamente fácil, é sim uma conquista. Assim como a banca de PLA, ou a conclusão do Jet Trainning, ou vou mais além: o término de uma missão qualquer do treinamento. Essa é sim uma conquista e deve ser saboreada, por que será combustível para a próxima, que saiba sempre, será mais difícil.

Não se contente só com o privilégio da vista. Cada etapa vencida deve ser celebrada. Aproveite!

Caso eu não me desse conta de que estava entrando nessa espiral sem fim, eu jamais iria me satisfazer e nem curtiria cada momento. Hoje, apesar de ainda não trabalhar com aviação, curto cada momento, cada pequena vitória que considero um passo a mais rumo ao objetivo que, agora, é apenas seguir buscando, continuar motivado, estudando, seguir no caminho, porque sei que quando eu atingir uma meta, não será a última, mas será com certeza bem saboreada.

Sendo assim, concluo esse meu primeiro e raro texto que mais parece autoajuda, com a certeza de que vale a pena ir com calma e curtir cada momento, sem se afobar. Hoje sinto saudades do meu treinamento inicial, mas tenho certeza de que em breve, no tempo certo, estarei em outros tipos de treinamento. Quem sabe rechecando uma habilitação ou ainda me adaptando a uma nova aeronave, em uma nova empresa. Mas se tudo der errado, pelo menos foi muito legal percorrer esse caminho.

Mas vai dar certo. Dá motor e acredita!

Luciano Faiolo
Redes