Oscar Lima Alfa senhores e senhoritas;
Esta terceira semana no meu curso teórico foi atípico, com dois dias dedicados a conhecimentos básicos de sobrevivência. Em suma, foi interessante demais!
Antes do diário da semana, vou postar para os senhores que estão estudando sozinhos para a banca, o calendário destas três semanas.
São 3 horas de estudos diários em sala de aula.
Ter 13/09 – Conhecimentos Técnicos
Sex 16/09 – Navegação Aérea
Segunda semana:
Ter 20/09 – Teoria de Voo
Qua 21/09 – Conhecimentos Técnicos
Qui 22/09 – Conhecimentos Técnicos
Sex 23/09 – Navegação Aérea
Terceira Semana:
Seg 26/09- Revisão geral
Ter 27/09 – Meteorologia
Qua 28/09 – Regulamentos
Qui 29/09 – Sobrevivência
Sex 30/09 – Sobrevivência
Dica para os senhores: Não estudem uma matéria toda de uma vez, estude por partes cada matéria, e digo novamente: Estudem no mínimo um capítulo de cada matéria.
Mas pra que Athos?
R.:
Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia rs. As matérias no geral se encaixam, ou seja, o senhor corre o risco de estudar toda a matéria de regulamento, sem entender X partes porque não estudou metereologia, por exemplo, a mesma dica deu nosso amigo Sales no
Canal Piloto 27. Enfim, fica a dica de ouro, e vamos para nossa semana.
Como relatado no
texto anterior, a semana passada foi uma semana extremamente chata e difícil, mas a lição veio em boa hora, é muito bom aproveitar cada dia da semana com muita saúde e alegria.
Hm boiola.
Eu não escrevi, porém naquela segunda semana eu fiquei me perguntando, como seria tal situação com um PLA? Pois bem, o Cmte. Beto Carvalho publicou
um texto no seu blog com a mesma situação. Coincidência? Vale a pena conferir.
Só depois de ler meu texto, é claro ;D
Dia 11
Como dito no calendário, foi uma aula de reforço, mas precisamente revisão. A aula foi ministrada pelo secretário do aeroclube, também piloto. A aula iniciou-se com conceitos básicos da física e logo foi se aprofundando; o que chamou a atenção aqui é de como um piloto tem tanto conhecimento, não particularmente este secretário, mas nós pilotos (permitam-me me expressar assim) pegamos muita mulher e “pilotas”, temos um rio de conhecimento; conhecemos a aeronave, a metereologia, navegação, os fundamentos na física na teoria de vôo, e posso dizer mais, geografia em geral e economia, fora a cultura adquirida e outras coisas. Resumindo, eu já pensava isso antes, mas refleti melhor neste dia quando vi um piloto falando de diversas coisas, que não se limitava apenas a matéria do curso.
Dia 12
Aula de meteorologia comando, como to curtindo esta matéria. Irei listar o que vimos:
- Introdução a meteorologia
- Redemet
- A terra no espaço.
- Atmosfera e camadas.
- Atmosfera Padrão.
- Conceitos Básicos da ISA (Temperaturas).
- Altitude de pressão, Altitude, Elevação, Nível de vôo.
- Altimetria (Colunas de pressão, “QNH”, “QNE”, “QFE”, Camadas de transição).
Lembrando que esta é a matéria vista desde o início do curso. Em relação a esta matéria, eu me pergunto: “Qual o motivo de sabermos a estrutura administrativa da meteorologia?”. Me refiro à parte relacionada à aeronáutica e suas sedes, alguém experiente apto poderia responder essa minha dúvida? Ou será apenas burocracia da nossa amiga ANAC? Muleque revoltz
Dia 13
Regulamentos comando, regulamento. Meu professor de regulamentos é Suboficial da FAB, ou seja, é FABiano e controla no CINDACTA de Brasília. Para quem ainda não sabe, irei lista a matéria da banca da ANAC:
- ICA – 100 – 12 (Regulamento de Tráfego Aéreo)
- ICA – 100 – 11 (Plano de voo)
- ICA – 100 – 4 (Helicóptero)
- AIP – Brasil (Diferenças do regulamento brasileiro em relação à ICAO)
- Rotaer (Manuais de pista)
- ENRC / ARC
- CBA – Código Brasileiro Aeronáutico
- SIPAER
Está é a matéria do curso todo, porém, nesta Quarta-Feira, estudamos precisamente isto:
- Conceitos básicos – Altura, Altitude e Altitude de pressão: Eu falei comando, esta matéria foi vista em meteorologia, mas obrigatoriamente o professor teve que citá-la nesta aula, ou seja, uma aula complementa a outra.
- Ajuste de Altímetro – Outra matéria constada em regulamentos que também pertence à meteorologia comando, eu vou escrevendo e a dica de ouro só vai se concretizando. É lógico que aqui, abrange o ajuste de altímetro relacionado também aos regulamentos (QNH) e etc… (Imagina estudar regulamentos sem saber a influencia das colunas de pressão no altímetro…).
- Altitudes de transição e zonas de transição. Todo aquele conceito de altitude, altura e nível de voo é necessário para compreender esta parte, nada que seja um bicho de sete cabeças.
- Regras gerais: São as regras de preferência, níveis de voo para voos VFR e etc.
E essa foi a aula de Regulamentos da Quarta-Feira senhores e senhoritas.
Dia 14
Aqui está o diferencial da semana: O aeroclube de Brasília disponibilizou os dois últimos dias da semana para uma aula teórica de sobrevivência, com direito a uma oficina, os palestrantes foram o Sargento Donato, da unidade de busca e salvamento da FAB aqui de Brasília, e o Tenente Oliveira, de infantaria da FAB, porém atuando no CINDACTA aqui de Brasília.
O Sargento Donato participou das atividades de resgate dos corpos do acidente do Gol 1907, segundo seus relatos, a maior dificuldade foram a mata densa, e a umidade alta, e 12 horas eram necessário para progredir apenas 5 km, ou seja, um rendimento muito baixo, sem contar que os índios fizeram alguns saques, e foi difícil convencer eles a devolverem os pertences dos passageiros.
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Sargento Donato ministrando a palestra |
Na aula ministrada por ele, este deu algumas dicas de sobrevivência após a queda de uma aeronave, dentre elas citarei os mais importantes para os senhores e senhoritas:
- Após a queda, manter certa distância da aeronave, até o resfriamento dos motores e evaporação do combustível.
- Limpar o local da queda, ou seja, tirar folhagens, para evitar atração de insetos, que logo atraem predadores maiores. Na mesma linha de pensamento, manter o local sempre limpo.
- Não é aconselhável sair do local do acidente, pois a patrulha irá procurar a aeronave, porém se tornará difícil achá-los no meio do nada.
- Sendo assim, construir um abrigo, utilizando a aeronave ou partes dela, ou até mesmo meios da vegetação ao redor.
- Possuir um kit de emergência. Além da água, é aconselhável possuir jujubas, pois é rico em glicose e ajuda a manter o equilíbrio eletrolítico do corpo. Isqueiro, fósforo, ou bateria é necessário para a obtenção do fogo.
- Cuidado ao ascender o fogo, para não tocar um incêndio na floresta rs, durante o dia, produza fumaça, durante a noite, a luminosidade do fogo já ajuda a equipe de resgate.
- Pode-se beber água pura diretamente dos brotos dos bambus, ou cipós d’água, mas cuidado para não beber o leite. Outras fontes de água tem a necessidade de um filtro natural ou uma fervura.
- Dividir tarefas entre os sobreviventes é crucial, manter a ordem em situações como essa pode prolongar seu tempo de vida.
Alguns detalhes a mais:
- Saiba construir gatilhos e armadilhas.
- Saiba construir um filtro de pedra e areia.
- Procure saber algo sobre abrigos.
O Tenente Oliveira, ministrou uma breve palestra sobre o sistema COSPAS-SARSART (pesquise sobre), sistema que o Brasil é adepto, pois é lei da ICAO, países subordinados utilizarem tal serviço. Em suma, trata-se de serviço radar para identificação de embarcações, aeronaves e pessoas perdidas. Nos aviões, este sistema é acionado pelo ELT (Emergency Locator Beacon), após uma desaceleração brusca. O sistema é “gratuito”, salve nossos impostos.
Enfim pessoal, é muita informação para pouco espaço, mais nada que um vídeo ou documentário possa auxiliar os senhores e senhoritas. Este dia a sala estava lotada.
Dia 15
OFF: Na minha pressa de chegar ao aeroclube, acabei pegando um ônibus errado neste dia. O fruto da burrada do erro foi um tour pela esplanada dos ministérios (Cansei de visitá-la, mas nunca tiro fotos). Pra quem conhece Brasília, sabe que é muita lerdeza abordar um ônibus da W3 norte para W3 Sul ¬¬. Mas aproveitei, e tirei umas fotos, não boas, mas tirei hehe. Não sai na foto porque feiúra e foto com câmera ruim não é um procedimento correto a ser tomado.
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Esplanada em Brasília, sexta-feira dia 30/09/2011. |
Lição da Sexta: Pressa na parada de ônibus: Resulta em uma rota maior, chegada ao destino atrasado. Pressa na aviação: Você morre.
Prosseguindo, neste dia foram poucos alunos, apenas metade da sala estava preenchida, vale ressaltar que o pessoal do curso PP e PC estavam juntos, não sei o real motivo de tanta falta, talvez seja porque a ANAC não cobre tal matéria na banca, mas particularmente achei uma falta de respeito a três coisas:
1 – Ao bolso do aluno, eu tenho uma ideia de que, pelo que você paga, você tem a quase obrigação de usufruir, mesmo que não o queira, principalmente na aviação, onde tudo é $$$.
2 – Ao aeroclube: Convenhamos. Ótima ideia e iniciativa do aeroclube.
3 – Aos palestrantes. O que mais valorizo: O educador. Não é querendo pagar de bom moço, mas acredito que o educador merece um respeito maior, e o mínimo com o qual eu posso compensá-lo é com a minha humilde presença nas suas aulas. Os palestrantes até trouxeram seu kits, montaram barracas e armadilhas na oficina para um melhor aprendizado.
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Equipamento de sobrevivência dos militares |
E digo mais, algo totalmente útil para uma situação adversa futura, que nosso Senhor Santos Dumont nos livre, mas algo que pode fazer a diferença. Salve aqueles que realmente necessitaram faltar. Vale lembrar, minha humilde opinião.
Passando esta reflexão, após um breve teórico de sobrevivência básica na selva, o sargento Donato passou para os alunos, uma ração operacional, pacotes verdes que as Forças Armadas repassam para suas equipes, porém podem ser comprados separadamente. Estas rações são pacotes verdes que possuem um conteúdo diversificado.
Varia de barras de cereais, para refrescos, pasta de frango, arroz e feijão desidratado, e pacotes com conteúdo químico que cozinha sem fogo, através de uma reação exotérmica (Corrijam se eu estiver errado) reagindo com a água, além de sinalizadores, e outros equipamentos básicos, porém essenciais.
Na oficina vimos um abrigo básico, porém muito útil, armadilhas básicas como a arapuca, gatilhos, uma rede de selva super show de bola, e obtenção de fogo através de uma bateria um Bombril (Os senhores fecham o circuito com o Bombril, ele então acende, então os senhores jogam ele na palha seca e assopram).
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Abrigo de demonstração |
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Demonstração da arapuca |
No mais, troquei um papo com o Tenente Oliveira, este falou das operações de infantaria da FAB que é a divisão que tem por objetivo maior trabalhar na segurança das aeronaves e prestar busca e salvamento, ao contrario da infantaria do exército, o qual o objetivo maior é o combate. Meu coroa é infante do EB negada, hahaha.
É isso pessoal, finalizamos aqui mais uma semana, a terceira semana, há pouco tempo atrás eu iniciava este curso, e próxima semana completarei um mês de aprendizado.
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Sala de aula do aeroclube de Brasília após a aula |
Lição da semana?
Conhecimento nunca é demais, e pode salvar sua vida.
Dica da semana?
Novamente repito, estude do jeito indicado hehe, vai fazer uma enorme diferença.
Abraço a todos, até a próxima.
Cavok!
Athos Gabriel.
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Pra quem não me conhece, uma foto minha, com a vista do corcovado no Rio de Janeiro, tirada em 2010, todo torrado de sol, negão na veia: (só agora reparei nas formações la atrás… no céu comando, no céu!) |
Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
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