Roteiro desse episódio:
Vamos começar esse video com uma frase: “Eu sou o Cmte Sales, e eu sou Piloto Privado de Avião.”
Notaram algo de errado nessa frase? Bom, para alguns ela não teve nada demais, e já para outros ela foi extremamente ofensiva, e é exatamente sobre isso que vamos falar hoje, o uso termo “Cmte”.
A palavra Cmte, tecnicamente, vem do termo “Piloto em Comando”, ou seja, se você está no comando de um voo, seja em um Paulistinha ou em um 747, você pode se considerar o Cmte. daquele voo. Mas não é do uso técnico que vamos tratar aqui, e sim do uso prático.
Esse termo, esse uso da palavra comandante causa uma certa instabilidade principalmente na internet basicamente por causa de dois extremos.
1 – As pessoas que usam esse termo em profiles e redes sociais sem cautela alguma
2 – E as pessoas que super valorizam esse termo e são capazes de tacar pedras em quem usa isso inadequadamente na opinião neles
Vamos tratar aqui no primeiro caso incialmente. Amigo, se você que está assistindo, voa no Flight Simulator ou no X-Plane como eu, e pilota ai as aeronaves de linha aérea, voa em uma linha aérea virtual e etc, ok, durante aquela simulação você é o Cmte daquele voo, mas, você não precisa estampar isso na cara de todo mundo colocando lá do seu perfil de qualquer rede social, “Cmte Joãozinho”, e na Biografia na parte de trabalho, “Cmte de Linha Aérea Internacional de tal empresa”.
Esse é um país livre, é, você pode colocar o que quiser, pode, mais saiba, centenas de aviadores reais e pessoas mais regradas, vão tirar uma com a sua cara, basta você dar uma busca ai por fóruns e grupos de discussão que volta e meia aparece alguém linkando o perfil dessas ‘pérolas’, que não sabem nem o que é uma resultante aerodinâmica, e já se denominam Cmtes. Então amigo, pra seu bem e pro bem da banalização do termo Cmte, pense 27x antes de colocar isso nos seus perfis por ai.
Agora vamos para o outro extremo pessoal, as pessoas que super valorizam essa palavra, as vezes essas pessoas são pilotos reais, e outras vezes apenas entusiastas que creem ter a opinião correta sobre isso e por ai se vai.
Mas melhor do que explicar, eu posso contar uma experiência pessoal sobre isso aqui do Canal Piloto. Em algum dos primeiros videos do Canal Piloto, eu não me lembro se eu estava contando uma história ou lendo algum pergunta, mas, no meio daquele video eu citei o termo “Cmte. Sales”, e deixei passar normalmente, eu não citei isso como se estivesse me gabando nem nada, apenas citei isso no video.
E por causa disso, por causa de 2 segundos de fala em um video de 9 minutos, volta e meia apareciam lá algumas pessoas comentando algo do gênero; “Ah o cara é PP e se acha Cmte.”, “PP não é Cmte!”, “Cmte? Só de PLA pra cima cara…” e coisas do gênero.
E foi por causa disso que em alguns episódio anteriores a este, eu estava lendo os e-mails do pessoal e sempre que alguém começava a pergunta falando coisas como “Ah Bom dia Cmte. Sales…” eu fazia questão de parar a leitura e falar, eu não sou Cmte, eu sou Piloto Privado.
E claro, nos comentários desse video também apareceram alguns debatendo esse assunto, falando que PP também é piloto em comando e também pode ser Cmte e etc, mas, o fato é que, por causa desses mimizentos que super valorizam essa palavra, eu tenho de ficar colocando panos quentes sempre que eu vou citar o termo Cmte em um video.
E dentre esses dois casos existe uma solução informal, que é uma palavra que eu uso bastante tanto no mundo real quanto virtual, que é o termo “Comando”, usado como se fosse um gíria, então em vez de você comprimetar alguém falando “Eaí Cmte”, o que pode gerar alguma discussão filosófica, use o termo Comando, que felizmente até hoje está sendo bem aceito, pelo menos nessa parte de comprimentos e saudações.
Bom, pra finalizar vamos resumir tudo aqui:
Amigo aviador virtual: O termo Cmte, é como se fosse o termo Dr., você fez a faculdade de medicina, não? Então não usa o termo Dr., simples assim.
E amigo que supervaloriza esse termo, se você se preocupa tanto com isso, a ponto de começar discussões em fóruns, comentários e redes sociais, cara, primeiro de tudo, seja mais feliz. E em segundo lugar, cuidado com isso quando for fazer o psicotécnico do CMA em.
E eu, minha opinião pessoal sobre isso, eu simplesmente falo, eu não vejo problemas em ser chamado de Cmte Sales, Jedi Sales, Dovahkiin Sales, Time Lord Sales enfim, pessoalmente isso não me incomoda, sou indiferente quanto a isso, mas justamente para evitar comentários de mimizentos, eu prefiro ser chamado apenas de Sales, porque isso meu RG pode provar.
E eu digo isso porque depois de tantas opiniões e discussões que eu li sobre o assunto, eu cheguei a conclusão de que: Não são 4 letrinhas na frente do meu nome que vão me fazer ser um melhor piloto.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022
Diego Pablo
O pessoal da linha aérea valoriza muito esse termo, por que tem que ralar muito pra chegar lá, mas tecnicamente o PP já é cmte.
E sobre o termo Doutor, é pra quem fez Doutorado, independente de ser na área de saúde. Normalmente diretor de empresa ou ocupante de cargo político importante já ganha o título, mesmo que só tenha curso superior normal, o que é errado.
Fernando Pinheiro
Muita gente se dói por muito pouco. Eu particularmente concordo com sua última frase “Não são 4 letrinhas na frente do meu nome que vão me fazer ser um melhor piloto.”
Sales, ainda vou mais adiante… “Doutor”, para mim é quem tem doutorado!! Mas aí já é outra discussão…. abraços
INVA Thalles
Todos que não são PLA e usam o termo “cmte” é apenas para levar vantagem do curso que faz e para se promover em redes sociais e com garotas. Tanto isso é verdade que mesmo quando alguém não esta em comando (Paulistinha, Cessna, Cherokee, etc..) ninguém ouve falar:
– Fala copila!
Que na verdade seria tecnicamente “co-piloto” do voo. Quer ser chamado de comandante? Seja Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor (ou não, só não voe no PT-BIC), ingresse em uma companhia aérea como co-piloto e então torne-se COMANDANTE!
Diego Pablo
O comandante é responsável pela condução da aeronave em solo e no ar, segurança de voo, respeito às normas de tráfego, tem a responsabilidade sobre quem e o que ele transporta, e deve saber discernir em situações atípicas, com autoridade de declarar emergência a seu próprio julgamento, e sobre ele caem todas as consequências das decisões tomadas, incluíndo situações que gerem risco à própria vida e de terceiros, a bordo ou não, e também possíveis danos a bens materiais.
Tudo isso acima vale pro 747 e também pro Aero Boero.
O termo na linha aérea é valorizado por que os co-pilotos passam vários anos ralando, estudando e trabalhando duro pra conseguir a sonhada promoção, e lá as responsabilidades são muito maiores. Nessas condições, é realmente irritante ver ver um PP cmte se vangloriando. Mas ainda assim, pelo significado técnico, o termo é usado corretamente, ainda que inoportunamente.
Já aos simuleiros, sem querer desmercer a categoria (já que eu também simulo às vezes), o termo “cmte” tem significado vazio, pois não existem responsabilidades assumidas na atividade (risco de morte ou danos), e a preocupação é unicamente voltada à parte técnica da condução da aeronave virtual.
E só um adendo; as aeronaves monomotoras de operação simples são “single pilot” e não tem co-piloto. O voo de instrução é lançado como “duplo comando”, inclusive com coluna própria para este fim na CIV.
INVA Thalles
Sei disso, já assinei muita CIV, o grande problema é que “cmte” já virou gíria e apelido inclusive mesmo alunos não checados já são chamados de “cmte” ou até mesmo alunos que não tem nenhuma hora como piloto em comando. Neste caso a aeronave sendo “single pilot” ou não, não faz diferença alguma no assunto.
Lucas Pigato
Esse termo tem capacidade para gerar um bom debate…
Rafael Torquato
Comandante: Que comanda; dirigente.
Tanto faz se é uma empresa, um avião ou um carro ou sua própria casa. A nomenclatura não te faz mais que ninguém, nem mais rico, bonito ou inteligente. “Seja mais feliz”, ame-se mais, procure ocupar seu tempo com algo que te faça melhor.
Tanta coisa para preocupar-se, vai encrencar com alguém que você nunca viu na vida e por motivos tão infantis.