Copa Airlines | HCA 127

posted in: Artigos | 0

capítulo_127

Localizado na América Central, o Panamá é o país com a economia mais competitiva de toda a América Latina, segundo o Forum Econômico Mundial. E não é para menos: sua localização geográfica confere ao país, pelo menos, duas grandes vantagens. A primeira é o famoso Canal do Panamá: graças ao país conter a menor distância nas Américas entre suas duas costas, pacífica e atlântica, o Canal do Panamá permite às companhias marítimas atravessar de um oceano ao outro sem precisar contornar o continente, numa das mais impressionantes obras da engenharia de todos os tempos. Outra grande vantagem é o fato do Panamá ser praticamente equidistante tanto do norte quanto do sul do continente americano. E é desta última vantagem que se aproveita a companhia de bandeira de seu país.

A Copa Airlines nasceu no ano de 1947 como Compañía Panameña de Aviación, de onde surgiu o acrônimo “COPA”. Ela foi fundada por um grupo de investidores que contaram com o apoio da Pan Am, que por sua vez, contribuiu com 32% do capital inicial da empresa. Seus primeiros voos, ainda domésticos, utilizavam uma pequena frota de aeronaves Douglas DC-3. Devido à pressão de concorrentes panamenhos, na década de 1970 a Copa Airlines expandiu suas operações para os voos internacionais, servindo a destinos como Jamaica, Colômbia e Costa Rica.

Os voos internacionais logo provaram-se a melhor estratégia para a Copa Airlines. Uma aliança firmada com a TACA Airlines em 1992 fez com que a Copa Airlines tornasse o aeroporto de Tocumen conhecido como o “Hub das Américas”. A estratégica posição geográfica do Panamá logo fez com que as companhias de maior porte, principalmente dos Estados Unidos, começassem a utilizar-se de parcerias com as companhias panamenhas. Não apenas essas companhias recebem passageiros de outros continentes através do Panamá, como também podem levar seus passageiros a qualquer ponto das Américas graças a essa conexão. A forte atuação da Copa Airlines como provedora de passageiros fez com que a Continental Airlines lhe propusesse uma fusão em 1998, razão pela qual as logomarcas das companhias ganharam grande semelhança.

Atualmente, a Copa Airlines atende a 30 países em todas as Américas, e também no Caribe. Sua frota é composta principalmente por aeronaves Boeing 737-700 e 737-800. Desde a década de 1980, quando a Copa Airlines ingressou na era dos jatos, a série 737 da Boeing se tornou a espinha dorsal da frota da companhia, graças à sua versatilidade em voos de curto e médio alcance. A Copa Airlines conta também com 26 unidades do brasileiro Embraer 190, dos quais 15 contam com classe executiva, operadas principalmente nos voos entre a América Central e a Colômbia.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)