História das Companhias Aéreas – Capítulo 91

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Diferente do que podemos pensar, não são apenas os países de dimensões continentais que necessitam de uma companhia aérea própria. É o que podemos constatar quando observamos o pequeno El Salvador – o menor país das Américas, excluindo-se os territórios americanos insulares. Foi ali que, em 1931, o empresário Lowell Yerex fundou uma companhia chamada Transportes Aéreos Centro Americanos, ou simplesmente TACA. Yerex, que posteriormente seria também o fundador da brasileira Aerovias Brasil, pretendia criar uma companhia que atendesse toda a América Latina. Nos anos seguintes, seus ambiciosos planos visaram também a América do Norte, levando a companhia a ser renomeada para Transportes Aéreos del Continente Americano, sem prejuízos à sua sigla, que poderia inclusive manter-se a mesma.

Inicialmente fundada em Honduras, a companhia iniciou suas operações com uma aeronave monomotora Stinson, mudando-se para El Salvador em 1945, em busca de modernização e expansão. A primeira onda de modernização veio com a aquisição de aeronaves Douglas DC-3 e DC-4, além do turbohélice Vickers Viscount. Estas aeronaves permitiram que a TACA levasse suas operações a toda a América. As primeiras aeronaves a reação foram adquiridas em Dezembro de 1966, quando o primeiro BAC One Eleven, de fabricação britânica, juntou-se à frota. Posteriormente, o BAC One Eleven seria substituído por aeronaves da série clássica do Boeing 737, como os Boeings 737-200, 737-300 e 737-400.

A TACA Airlines também foi a primeira a utilizar o Airbus A320 em território latino-americano, e a segunda companhia aérea a empregar o brasileiro Embraer E-190 na mesma região. Uma de suas decisões estratégicas mais acertadas foi a aliança com a Copa Airlines, assinada em 1992. A localização privilegiada da base de operações da Copa Airlines – o aeroporto de Tocumen, na cidade do Panamá – permite que a companhia atenda todas as três porções do continente americano, algo que foi bastante aproveitado pela TACA.

A TACA Airlines encerrou oficialmente suas operações em 21 de Maio de 2013, quando concluiu-se um processo de fusão com a Avianca. O último voo da companhia partiu de San Salvador às 19:50 (hora local), pousando em Nova Iorque às 02:35 da madrugada seguinte, também em hora local. Como esse último voo pousou duas horas e trinta e cinco minutos após o processo de fusão, o voo 566 da TACA Airlines decolou com seu callsign original, pousando em Nova Iorque com o novo callsign, Avianca El Salvador. Diferente do que se esperava, no entanto, a marca TACA Airlines não viria a desaparecer. O departamento de marketing da Avianca El Salvador optou por continuar utilizando a marca já consolidada entre o público.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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