Guia Básico: PPA | Parte 3 – Curso teórico

posted in: Guias | 3

  • 4 meses de duração
  • Aproximadamente R$ 3.000
  • 5 matérias
  • Prova da ANAC ao final

O curso teórico possui dois objetivos: ensinar-lhe o que você precisará saber para ter um bom aproveitamento no curso prático, e ensinar o que a ANAC obriga, mas que nem sempre será utilizado na prática. Ao longo dos meses de curso, você terá alguns testes para ser aprovado pela instituição de ensino (aeroclube/escola de aviação), e após, terá de fazer uma prova nos mesmos moldes, em uma agência da ANAC. Portanto, se você se dedicar e for aprovado no curso, não terá surpresas na hora de fazer a prova oficial.


Como escolher sua escola

Há algumas características relevantes a citar quanto a escolha do local. A grande maioria dos cursos teóricos dura 4 meses, mas há aqueles que duram 6 ou até 8 meses. Apesar de terem um ritmo de aprendizado mais calmo e agradável, o perigo dos cursos longos demais é a possibilidade do aluno, ao final, esquecer o que aprendeu no início, portanto atente-se a isso ao escolher o local onde o fará. Existem ainda os chamados cursos intensivos, que duram apenas algumas semanas. São mais rápidos, mais caros e mais tensos, sendo assim, faça-os apenas se for realmente necessário, e se possuir muito café e energético sobrando.

Com a exceção dos intensivos, os cursos normalmente oferecem as modalidades de 2h de Segunda à Sexta, nos turnos da manhã, tarde ou noite, ou um intensivo de fim de semana, aos Sábados e Domingos durante o dia inteiro, das 8h às 17h. Algumas escolas ainda possibilitam ao aluno frequentar as turmas dos outros períodos, caso ele queira repor ou reforçar a matéria já aprendida.

A sua escola de curso teórico não necessariamente precisa estar em um aeroporto, pois o curso será estritamente teórico, sendo assim você não irá às aeronaves durante essas aulas. O fato dele estar localizado em um aeroporto só trará uma bela vista e nada mais. Portanto não tome isso como um diferencial na hora de escolher a escola para o curso teórico.


Taxa de desistência

Uma característica triste porém real do curso teórico de PP é a alta taxa de desistência dos alunos, havendo turmas que terminam com menos de 20% dos alunos. O principal motivo para tal é a desconstrução de um estereótipo. Muitos alunos ingressam no curso acreditando que ele será fácil, rápido e que o retorno financeiro será quase que imediato, nesse mercado de trabalho que reportagens por vezes afirmam estar com carência de profissionais. Mas a realidade não reflete isso, e muitos só descobrem os detalhes pertinentes quando já começaram o teórico. A partir daí, resolvem abortar antes que gastem mais tempo e dinheiro com isso. Por esse e outros motivos, é essencial se informar antes de dar seus primeiros passos.

O fato de você estar lendo guia já mostra que está no caminho certo.

E o rapaz da foto acima se formou sim.


Continue se informando

Navegue pelo menu para continuar se informando através das demais partes deste guia:

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • michel

    sales, boa tarde!
    é obrigatorio fazer um curso pp teorico homologado para fazer a banca da anac? eu ouvi dizer que sera obrigatorio a partir de janeiro de 2017 mas nao consigo confirmar em nenhum lugar. voce teria alguma informacao sobre o assunto?
    eu estava estudando sozinho e queria fazer a prova em fevereiro, para nao ter presssa para estudar, porem se essa regra mudar vou ter que estudar correndo.
    obrigado, no aguardo de uma resposta do canal piloto.
    michel

    • Por favor leia a Parte 1 desse guia :)

      • michel

        mas voce ouviu falar que o curso teorico vai ser obrigatorio a partir de jan2017?