Convencional x Triciclo: Em Qual Aeronave Aprender a Voar?

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No momento de iniciar a formação prática de piloto privado, é normal muitos alunos se encontrarem em dúvida sobre em qual aeronave fazer a sua formação. Entre Cessnas, Paulisitinhas, Aeroboeros e Tupis, muitas são as características que variam de uma aeronave de instrução para outra. Uma, no entanto, pode afetar inclusive os rumos de sua formação: a configuração dos trens de pouso.

Conforme aprendemos na teoria, as aeronaves dividem-se basicamente em dois grupos, em relação à configuração de seus trens de pouso: aeronaves de trem de pouso convencional, e aeronaves de trem de pouso triciclo. Mas o que são essas características? Como elas podem influenciar a sua formação? O que considerar no momento de escolher entre um tipo de aeronave e o outro? Vejamos um pouco sobre cada tipo, e alguns pontos a considerar:


Trem de Pouso Convencional

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As aeronaves de trem de pouso convencional caracterizam-se por possuir os dois trens de pouso principais abaixo das asas, e um terceiro trem de pouso na bequilha – a ponta da empenagem, na parte traseira da aeronave. Por essa razão, estas aeronaves também são conhecidas em inglês como “taildraggers”, pois tal como o nome sugere, elas “arrastam a cauda” durante o taxi, a decolagem e o pouso.

A pilotagem de uma aeronave de trem de pouso convencional possui alguns desafios bastante típicos desse modelo. Primeiramente, é necessário taxiar sempre a 45 graus da centerline, de forma a observá-la pelas laterais da aeronave. Por manter-se com o nariz levantado enquanto está em solo, esta aeronave não permite taxiar simplesmente olhando adiante. Já em voo, a manobrabilidade é bastante similar a outros modelos de aeronave de instrução.

Os desafios voltam a surgir no momento do pouso. Há dois tipos de pouso para aeronaves de trem de pouso convencional: o pouso de três pontos, onde toca-se o solo com as três rodas ao mesmo tempo, e o pouso de pista, onde toca-se a pista primeiro com os trens de pouso principais. Cada tipo de pouso tem sua técnica específica para ser executado, o que exige maior perícia do piloto.


Trem de Pouso Triciclo

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Diferente das aeronaves de trem de pouso convencional, as aeronaves de trem de pouso triciclo possuem o terceiro trem de pouso sob o nariz da aeronave. O posicionamento dos trens de pouso principais é semelhante em ambos os modelos.

Em uma aeronave de trem de pouso triciclo, é possível taxiar olhando adiante, além de só ser possível o pouso de pista. Isto torna mais simples a operação deste modelo de aeronave, por sinal, predominante entre os principais modelos de aeronaves comerciais utilizadas atualmente.


Então, qual modelo escolher?

Aeronaves de trem de pouso convencional costumam ser mais desafiadoras para o aluno piloto, por exigirem mais de suas habilidades de “pé-e-mão”. Além disso, na aviação comercial, são utilizadas em poucos ramos de atuação, como a aviação agrícola, por exemplo. Em compensação, oferecem uma formação mais sólida ao aluno, por preços mais competitivos.

Aeronaves de trem de pouso triciclo, por outro lado, costumam ter valores um pouco mais elevados para as suas horas de voo, e não proporcionam um “pé-e-mão” tão sólido quanto o outro modelo. Em compensação, são mais simples de pilotar, além de serem do mesmo modelo da grande maioria das aeronaves comerciais da atualidade.

Portanto, ao iniciar sua formação prática, tenha em vista os prós e contras de cada modelo, avalie-os de acordo com seus objetivos, e faça a sua escolha, lembrando-se sempre de que não há uma escolha melhor ou pior, mas sim, aquela que se adéqua melhor a cada caso.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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