História das Companhias Aéreas – Capítulo 16

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Capítulo 16

A Avianca – Aerovías del Continente Americano S.A. é a segunda companhia aérea mais antiga em atividade, logo após a KLM, além de ser a companhia aérea nacional (flag carrier) da Colômbia. Ela foi fundada em 5 de Dezembro de 1919 como Sociedad Colombo-Alemana de Transporte Aéreo ou SCADTA, na cidade de Barranquilla, em uma sociedade formada por empresários colombianos e alemães. Os primeiros voos foram operados com aeronaves Junkers F.13, adaptadas como hidroaviões para uma operação mais adequada à geografia colombiana.

No ano de 1940, em virtude de circunstâncias relativas à Segunda Guerra Mundial, a SCADTA foi levada a vender a maior parte de suas ações à norte-americana Pan Am, passando a pertencer majoritariamente a empresários americanos. Em 14 de junho daquele mesmo ano, a SCADTA fundiu-se à SACO, ou Servicio Aéreo Colombiano, passando a se chamar Avianca.

A Avianca teve inúmeras operações de grande contribuição à Colômbia. Em 19 de julho de 1923, ainda sob o antigo nome SCADTA, efetuou um voo transportando ouro e dinheiro em espécie da cidade de Puerto Berrío para Girardot, como parte de uma ação que salvou o país da falência. Em 1956, a Avianca transportou a delegação olímpica colombiana aos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, operando continuamente durante 61 horas, com apenas uma pausa para abastecimento em cada voo. Em 1976, foi a primeira companhia latino-americana a operar um Boeing 747, quando já operava voos para os Estados Unidos e Europa.

Em dezembro de 2004, a Avianca concluiu um de seus mais importantes e ambiciosos processos de reorganização, suportado financeiramente pelo Synergy Group, um conglomerado sul-americano com sede no Rio de Janeiro. O Synergy Group é presidido por Germán Efromovich, um empresário que possui múltipla cidadania, colombiana e brasileira. Seu irmão, José Efromovich, é o atual CEO da Ocean Air/Avianca Brasil, que assim como a Avianca colombiana, também pertence ao Synergy Group. Ambas companhias, portanto, fazem parte de um mesmo grupo e operam muito proximamente, principalmente nas rotas entre Colômbia e Brasil, ainda que sejam entidades legalmente independentes.

Em 2009, a Avianca fundiu-se à Salvadorenha TACA, consolidando-se como a terceira maior companhia aérea da América Latina, atrás apenas das brasileiras TAM e GOL.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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