Guia Básico: PPA | Parte 2 – Material didático

posted in: Guias | 2

  • TV – Teoria de voo de baixa velocidade
  • NV – Navegação Aérea Visual e Estimada
  • CT – Conhecimentos Técnicos
  • MT – Meteorologia para Aviação
  • RG – Regulamentos de Tráfego Aéreo

Para tais matérias existem algumas poucas opções de livros no mercado. Até o final da década de 90, os mesmos títulos eram absolutos na maioria dos cursos teóricos, e a partir da década de 2000, chegaram ao mercado os livros da Editora Bianch. Em suma, os livros “antigos”, que são atualizados anualmente, tem um foco mais técnico e tradicional, principalmente pelo fato de terem sido escritos por profissionais de cada área, e em sua maioria, serem desenvolvidos para serem utilizados em sala de aula, com o auxílio de um professor. Já os livros mais recentes, tem uma linguagem mais didática e dinâmica, vendo que alguns deles foram escritos por pilotos que já passaram pelo mesmo curso teórico que você passará, e por este motivo, vários conceitos foram simplificados e focados, com o objetivo de atender inclusive os alunos que queiram estudar sozinhos em casa.

É também pensando nos estudantes auto-didatas, que estamos citando o material didático antes mesmo de falarmos do curso teórico.


Os mais utilizados

A seguir estão os títulos mais utilizados em cada matéria, paralelamente com uma opção para você conhecer outros títulos do mesmo grupo. Lembrando que apesar dos diferentes títulos, é obrigatório apenas um livro para cada matéria.

Meteorologia:

Regulamentos de Tráfego Aéreo:

Teoria de Voo:

Conhecimentos Técnicos:

Navegação:

Coletâneas de Simulados (opcional, mas aconselhável):

A maioria dos aeroclubes apresenta uma lista de indicações e até os vende, mas não é obrigatório comprar os exatos títulos indicados nas listas, até porque muitos professores os utilizam apenas como apoio, e explicam todos os conceitos na lousa ou data show, não seguindo os livros capítulo por capítulo.

Pelo fato de cada editora e autor terem seu ponto forte, alguns alunos adquirem até mais de um livro para cada matéria.


Materiais didáticos adicionais

Dentre os adicionais, nenhum deles é obrigatório, mas são altamente recomendáveis. A escolha do Computador de Voo é a categoria com mais opções, e vale citar inclusive, que o Computador de Voo digital é o único que não poderá ser utilizado na sua futura prova da ANAC. Todos os outros são liberados. A versão de computador mais utilizada é a variante E6B, sendo encontrada em papelão plastificado, plástico PVC ou metal. A versão de metal é a mais cara, mas também é a mais resistente; a de papelão plastificado pode amarelar com o tempo se não houverem os devidos cuidados; e a de plástico tem o disco giratório mais frágil do que os outros. Economia ou qualidade, escolha o que você prioriza.


Kits de materiais

Adquirir os materiais separadamente é uma opção, mas para aqueles que vão comprar tudo de uma vez há os kits prontos, que geralmente possuem um desconto incluso. Além da variação do número de itens em cada kit eles também se diferem entre editoras, permanecendo a mesma predominância de livros da nova geração versus livros da geração clássica:


Onde comprar?

Quanto aos livros em específico, evite os comprar em livrarias ou sebos. As livrarias, por vezes, praticam preços altos devido a baixa quantidade desse gênero de livro, ou por ter de encomendá-los. Os sebos por sua vez, possuem livros desatualizados, e em algumas matérias como Regulamentos de Tráfego Aéreo, isso poderá lhe prejudicar.

As melhores opções são os próprios aeroclubes/escolas de aviação, e lojas especializadas. O único porém da primeira opção é que eles normalmente só tem disponíveis para venda os livros que eles indicam, carecendo assim de variedade para quem procura outros títulos. Sendo assim as lojas de aviação, virtuais ou físicas, acabam sendo a melhor opção.

Até essa parte do guia você já viu várias vezes o nome Bianch, e se acompanha o conteúdo do Canal Piloto há algum tempo já pode nos ver realizando companhas publicitárias com eles.

A inclusão dos produtos e da loja da Bianch nesse guia não é uma mera indicação, e sim uma necessidade inevitável, vendo que de qualquer modo teríamos de citá-la. É o mesmo que você tentar fazer uma lista de novelas brasileiras e tentar não inserir a Rede Globo no material.

Com dados de seus fornecedores, a Bianch Pilot Shop vende três vezes mais que seus concorrentes juntos, o que mostra sua presença no mercado. Além da loja, eles também possuem a Editora Bianch e o eBianch – seu portal de vídeo-aulas. Esse conglomerado começou em 1999, quando Denis Bianchini, atual comandante de Boeing 737, criou a loja para comercializar o primeiro livro de sua autoria.

Apesar de grande parte das vendas ocorrerem via site, você também pode visitar as lojas físicas no estado de São Paulo.

Antes de fechar sua compra, você também pode solicitar nosso código de desconto.

Na época que comprei meus materiais eu não tinha acesso a um guia como esse e não conhecia a Bianch, e acabei comprando em outra loja física. Adoraria recomendá-la, mas ela já fechou as portas.


Continue se informando

Navegue pelo menu para continuar se informando através das demais partes deste guia:

Redes

Alexandre Sales

Piloto Privado de Avião, desviando de urubus nos céus da Terminal São Paulo desde o primeiro voo
Redes
  • Eduardo Sales

    Muito bom!

  • Bruna Cristina

    Oi Alexandre estou com uma dúvida será que vc pode me ajudar?
    E que as aulas aqui no Aeroclube da minha cidade vão começar em Janeiro Tenho 20 anos mas ainda não terminei o Ensino Médio estou cursando o Segundo ano Do Ensino Médio eu vou poder fazer o Curso de piloto privado ou e obrigatório que eu termine o Ensino Médio pois e meu Sonho ser Pilota de Avião. Aguardo sua Resposta😊✈