Disciplina Militar, Atmosfera Padrão e Didática

posted in: Athos Gabriel, Textos | 0
 
 Oscar Lima Alfa senhores e senhoritas,
 
Iniciando mais uma vez este diário semanal, aviso aos senhores, que não postarei a matéria semanal para não tornar o texto muito longo e cansativo, mas não quer dizer que deixarei de ajudar a quem precisa, caso alguém se interesse, deixe o email nos comentários, e eu irei responder com o conteúdo desta semana. Lembrando que no aeroclube, alguns professores não seguem a sequência dos capítulos dos livros.
 
Pois bem, esta semana foi tudo cavok, em termos de saúde e aulas, exceto no tempo, que na terça feira, peguei alguns dm³ de água, pois as CB’s decidiram se unir pelo céu de Brasília.
 
Dia 16 e Dia 17
Dois dias de aula de meteorologia, a coisa para muitos começou a complicar, e para mim também, porém complicado não quer dizer difícil, basta atenção. Atenção vai ser necessário para essa banca da nossa amiga ANAC. Pois bem, no geral, esses dois dias aprofundamos em altimetria, aprendemos a corrigir a pressão, temperatura e velocidade, e consequentemente novos conceitos surgiram. Altitude indicada, verdadeira, pressão e densidade, e na próxima aula aprenderemos alguns conceitos de velocidade.
 
No mais, os exercícios que o professor passou, eu tentava resolver de cabeça, e o professor repetindo lá na frente: “desenhem o problema, que fica fácil”. Até que eu acatei a ideia e advinha… Ô coisa fácil senhor.
 
Lição desses dois dias: “Acate as dicas do seu mestre”
 
Disciplina Militar:
No intervalo da aula de terça feira, o professor de conhecimentos técnicos estava presente no aeroclube, dando aula para a turma de PC. Então, juntou uma rodinha para inaugurarmos os papos de aeroclube, já que então, todo mundo esta mais entrosado, e o professor, mecânico da FAB, aproveitou o assunto sobre o militarismo, e contou um caso que aconteceu na Academia da Força Aérea.
 
“Certo dia, o instrutor estava dando instrução para o cadete a longa altura em um Tucano, neste caso, o instrutor estava à frente, e o cadete no segundo acento.” Antes disso, precisa-se saber que no caso de ejete, o piloto sai primeiro, e o segundo piloto depois, o porquê disso eu não entendi só sei que segundo ele, no Tucano, deve ser nessa sequência.
 
“Neste voo, o avião teve uma pane, e o instrutor reagiu: Ejeta, Ejeta, Ejeta. No terceiro “ejeta”, o instrutor sai na frente, e o cadete logo em seguida, mas não foi o que ocorreu. Alguns cadetes acompanhavam a cena, e só viram o instrutor saindo pelos ares, o cadete decidiu recuperar o avião, já que estava a alta altura. Resultado, ele foi condecorado por salvar o patrimônio público, e logo em seguida, recebeu a expulsória da AFA, pois não seguiu o comando do instrutor.”
 
Pois é pessoal, da pra perceber o porquê de que se acha que piloto militar tem alguma preferência, o motivo é simples: Disciplina e obediência. Lembro que na aviação existem Contos e contos.
 
Dia 18
Aula de regulamentos. Dia tranquilo, avançamos regras gerais e começamos a estudar FIR (Região de Informação de Voo). Aqui necessitaremos de entender a estrutura do espaço aéreo, coisa tranqüila. Uma coisa que eu já sábia, mas ressalto aqui: A Força Aérea Brasileira ganha muita grana com o tráfego aéreo viu!
 
Dia 19
Teoria de voo. Pra quem não sabe, o professor é copila da Gol, como ele consegue tempo pra dar aula eu não sei, mas sua aula é boa. Boa porque é um assunto que a galera já tem uma noção básica de física, rola uns assuntos sobre acidentes, então o pessoal interage mais. Nesta aula, o ponto que achei mais interessante, foi o de que as empresas aéreas utilizam a atmosfera padrão para determinar a performance de suas aeronaves, porém, isto gera um impasse, acompanhe outro caso:
 
Atmosfera Padrão:
“Os senhores sabem que as empresas utilizam esta atmosfera padrão para determinar a performance de suas aeronaves. Um amigo meu, ex-varig, ex-comandante do 747, que me deu aula de teoria de voo, foi demitido por causa deste detalhe. O seu patrão tinha um Phenom 100, e desejava pousar em uma pista de 800 metros. Ele foi analisar o desempenho da aeronave em atmosfera padrão, e comparando os dados meteorológicos do local onde se desejava pousar, viu que não era possível, e ia comer grama, ou encontrar a dona morte.”
 
“O seu patrão então contatou a Embraer e perguntou se tal pouso era possível, e o técnico da Embraer deu o positivo. Ora senhores, porém o desempenho do Phenom estava medido em atmosfera padrão, e o cmte corrigiu para a atmosfera real do local. Resultado, o cmte não aceitou fazer o voo e foi pra rua.”
 
Para noção dos senhores, na atmosfera padrão (usada para determinar parâmetros na aviação), no nível médio do mar, deve constar 15°C, e me digam qual litoral no Brasil possui tal temperatura? Se a camada de ar aquece, o ar fica menos denso, ou seja, mais pista a aeronave deve correr para ter sustentação.
 
Dia 20
Aula querida de navegação. Na navegação, os senhores deverão lembrar matéria da sexta série do ensino fundamental, como por exemplo, somar e diminuir graus, minutos e segundos. A navegação exige bastante atenção, coisa exigida para somar, diminuir, e obter latitude e longitude média. Na verdade, atenção é exigida na aviação toda! hehe ;D
 
No mais, ainda tenho que fazer os exercícios rsrs.
 
Apoio Didático:
Por fim senhores e senhoritas, eu gostaria de uma reflexão rápida com vocês. Talvez eu esteja sendo ingênuo, aliás, to conhecendo a unha do dedo mindinho do pé da aviação agora. Fiquei sabendo esta semana de um ex-comissário, que na tripulação tem certa divisão, devido a salários e outras coisas (Piloto e Cms). De uma viajem que fiz pela Gol, notei um pouco disso, sem contar de outras “barbaridades” que tomei ciência, fatos que jogam no lixo a ética que se conhece na vitrine da aviação, não me perguntem porque não vou falar rsrs. Enfim este não é o ponto, e a aviação não é mar de rosas.
 
Lembro que somos o futuro da aviação, e se quisermos manter esta ética, não depende de nada mais do que de nós, futuros tripulantes seja das linhas aéreas, geral, executiva e etc.
 
“Ah Athos, então quando chegar lá eu serei exemplo”. O futuro é hoje colegas, e se focarmos um objetivo na frente, devemos fazer algo hoje para atingi-lo. E por isso que recomendo aos senhores, a dar aquele apoio didático a quem tem dificuldade e Interesse no teórico. Aprenda ajudar alguém desde já, garanto que ficarão satisfeitos.
 
Nos mais senhores e senhoritas, esta foi a quarta semana de curso, pronto para outra. O teórico está me motivando, realmente é o que quero fazer, é esta a certeza que tenho hoje.
 
Lição da semana: “Somos o futuro, tome atitudes boas desde hoje”.
 
Dica da semana: “Não deixe seus conhecimentos apenas na aula, faça os exercícios, aliás, queremos fazer a prova da ANAC tranquilamente”.
 
Um abraço a todos.
Athos Gabriel.
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)