Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Oscar Lima Alfa, comandantes!
Meu nome é Raphael, tenho 21 anos e sou de Passos, uma cidade razoavelmente grande do interior de Minas Gerais.
Passei por todo o processo de aprendizagem para obter a licença de piloto privado tais como aulas teóricas, prova, aulas práticas e enfim, check! Como todos sabem, não é tão fácil a trajetória, tendo que estar com a saúde em dia, ter dedicação nas aulas práticas e arcar com as nada em conta horas de vôo. Com todas essas barreiras, quem consegue ser aprovado num vôo de check se sente um pouco aliviado e realizado por tal feito. Mas que logo se depara com outra grande barreira ou problema pela frente chamado ANAC!
Realizei meu check no final do mês de agosto, enviei o processo com todas as exigências e como era de costume, tentei imprimir a CHT provisória imediatamente e para a minha infelicidade, não foi emitida.
O meu processo está AGUARDANDO ANÁLISE há quase um mês e nem sinal da CHT provisória. Enfim. fico eu em dúvida a respeito da não emissão imediata da provisória o que era de costume acontecer, e a grande demora da análise do processo, o que acarreta numa desadaptação de voo pois o aeroclube não permite voar sem a CHT.
Att.
Raphael Brito
Nossa resposta
Raphael,
Ao enviar o processo para a ANAC, a CHT provisória não está sendo emitida no momento do envio do processo devido a um erro no sistema. Para responder à sua pergunta, conversei com a responsável pelos processos de cheque e recheque da EJ – Base de Jundiaí. Seguem abaixo as orientações dela sobre como emitir a CHT provisória:
“Acesse a página do SACI, faça o login e deixe essa página aberta. Abra uma segunda aba com a página do SINTAC. Após acessar seu processo, faça o upload de todos os documentos necessários, conferindo se a FAP digital foi enviada corretamente pelo checador/Inspac. Clique em “concluir”.
Fazendo isso, a CHT provisória seria emitida logo após o envio do seu processo. Esta é uma informação recente, por isso muitos pilotos desconhecem esse novo trâmite.”
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017