Dúvida – Investir na formação fora do Brasil e acabar ficando em outro país é uma boa opção?

posted in: Duvidas | 1

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, me chamo Jonas e a minha duvida é a seguinte:

Trabalho como tripulante de cruzeiros, e pretendo fazer isso mais uns 5 anos para reunir toda a grana que as tais horas de voo para formação requerem, mas o problema é o seguinte: sou cabeça dura mesmo e muito otimista. Quero entrar na aviação mas quero chegar chegando no mercado com uma ótima formação e meu plano consiste em estudar C.A. na PUC-RS, e fazer um intercambio na Austrália para ter o ICAO bem elevado. Mas parei para analisar. Poxa, se eu conseguir tudo isso mesmo, não seria melhor eu tentar ir para outro pais, já que nossa aviação é tão instável com variações de bons e maus momentos? Qual seria os requisitos em uma Cingapore Airline ou na South Korean por exemplo, será que me daria bem, mesmo com poucas horas, tipo umas 400 por exemplo?

Nossa resposta

Jonas,

Essa é uma boa alternativa, principalmente se você conseguir um visto para trabalhar no país em que escolher fazer as horas de voo. Fazer a formação nos EUA é muito bom e barato. A carteira da FAA é uma carteira muito importante, além do visto americano. Somente com esse visto, você poderá dar instrução ou trabalhar nos EUA. Creio que um Curriculum com o visto americano será muito bom. Mas lembre-se: o mercado da aviação nos EUA é tão instável como no Brasil.

Hoje, muito pilotos brasileiros que trabalham em companhias aéreas como TAM e GOL decidem ir para os Emirados Árabes, devido à expectativa para ser promovido a comandante em suas empresas atuais ser de, no mínimo, dez anos. E empresas como Etihad, Qatar, Emirates e Singapore Airlines são as melhores do mundo para se trabalhar. Lá, aceitam-se profissionais do mundo inteiro, porém com grande quantidade de horas de voo em grandes jatos.

A formação na Europa, até onde eu sei, é muito cara. E para trabalhar nas empresas aéreas por lá, somente sendo cidadão europeu.

Nos EUA, o começo da carreira de piloto é muito parecido com o do Brasil. Inclusive, as companhias aéreas que contratam pilotos com pouca experiência são empresas regionais, que oferecem uma baixa remuneração devido à baixa experiência.

Já na Oceania (Austrália e Nova Zelândia), não sei como é a formação.

Para saber mais sobre os mínimos exigidos para contratação nas companhias aéreas estrangeiras, recomendo que acesse o site pilot career center, através deste link.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes