Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:
Dúvida
OLA comando! Antes de tudo queria agradecer pela ajuda que o Canal Piloto tem me fornecido.
Estou planejando ingressar em uma faculdade de aviação civil e iniciar minha carreira como piloto. Porém, não nasci em berço de ouro e todo esse processo demanda dinheiro que deve ser aplicado de forma planejada e consciente, pois ele é limitado.
Preciso me preparar pros imprevistos da formação, para que eles não venham a ser motivo de não conseguir alcançar meus objetivos, e essa é minha dúvida. Quais são os principais motivos e imprevistos que surpreendem os alunos e os impedem e/ou os fazem desistir do curso?
Desde já agradecido,
Victor Vasques.
Nossa resposta
Victor,
Tenho escrito em meus posts, falando sobre a importância da faculdade. Sugiro que você dê uma lida neste link, onde respondo a uma dúvida sobre a aceitação no mercado sem haver cursado faculdade.
Para que você não encontre nenhum percalço, sugiro que você comece desde já a estudar inglês, e cuide da sua saúde para não ter nenhuma surpresa ao fazer o CMA, ou as revalidações que são anuais para PC.
Hoje muitas pessoas são reprovadas no CMA, por motivos psicológicos ou fisiológicos. A aviação é um mundo muito solitário, sendo assim é normal ter muitos casos de depressão, alcoolismo e outras coisas, como foi mostrado no filme “O Voo”, com Denzel Washington.
Acho que você dever sempre fazer exercícios físicos e ter um dieta balanceada, para não ter nenhuma surpresa indesejada no exame de sangue ou no cardiologista. Cuide também para não ter sinusite, pois você poderá passar mal com a pressurização do avião. Também cuide da sua audição, evite ambientes barulhentos, pois isso pode te prejudicar no exame de audiometria.
No meu ponto de vista, o que pode fazer com que alguém desista do sonho de ser piloto de avião é uma reprovação no exame de saúde, onde o médico pode atestar que a pessoa é inapta a ser piloto de avião para sempre. Por isso, recomendo ler dois posts criados pelo Sales sobre esse assunto, um sobre inspeções de saúde para obtenção de CMA, e outro sobre o que pode reprovar o candidato.
Dificuldades durante o treinamento prático e teórico podem ser superadas com muito estudo, persistência e dedicação. É normal o aluno ter dificuldade em alguma parte do treinamento prático, mas até hoje, nunca vi ninguém desistir por esse motivo. E olha que, em se tratando de voo, já vi muita coisa.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017