Dúvida – Posso ministrar instrução sem carteira de INVA?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Amigos do canal piloto, bom dia!

Comecei a algum tempo o meu PP e, desde já, vejo a dificuldade que temos, principalmente no fator financeiro da coisa. Tenho ido muito bem nos vôos e estou liberado para fazer meu vôo solo. E, sei que, agora, mesmo com 29 anos, me encontrei no que realmente quero fazer. A paixão de criança realmente me mostrou que isto é o que eu sempre quis ser.

Aí, vem uma dúvida. Existe a possibilidade de se tornar um INVA, mesmo que não remunerado, apenas para conseguir as horas de vôo para o PC? Ou somente posso ser INVA com a licença de PC em mãos?

Vejo muitas pessoas conseguirem concluir o curso completo, mesmo sem condições financeiras. Aí eu te pergunto: como? rs…

Um forte abraço!

Guilherme

Nossa resposta

Guilherme,

Para trabalhar como instrutor de voo, é necessário possuir essa habilitação, como está no RBAC 61 – item 61.237, Prerrogativas e limitações do titular de uma habilitação de instrutor de voo.

Para ministrar instrução prática, é necessário fornecer os certificados de conclusão de curso prático de INVA, para a escola onde se pretende trabalhar como instrutor. O curso de INVA – prático somente pode ser feito depois do cheque de PCA. Isso é uma exigência da própria ANAC, não podendo alguém ser contratado como INVA sem possuir esse certificado.

Para acumular as horas do PCA, algumas pessoas procuram aviões para voar sem remuneração após o cheque de PPA, acumulando assim as horas em comando do PCA. Para maiores informações, recomendo que leia este post. E sobre a opção de trabalho remunerado com a carteira de PPA, recomendo este post.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes