Dúvida – Como checar PC fora de aeroclube?

posted in: Duvidas | 4

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Bom dia, me chamo Fernando Raposo sou aluno de PC e vou fazer minhas horas de voo fora do aeroclube (particular) e gostaria de saber como faço pra checar PC MULTI IFR.

Obrigado pela atenção

 Atenciosamente;

Fernando Raposo

Nossa resposta

Fernando,

Segundo a RBAC 61, para checar o PC/MLTE – IFR fora de aeroclube são necessárias:

 – 100 horas visuais como piloto em comando, sendo necessária um navegação com distância total de no mínimo 300nm, com 2 pousos em aeródromos diferentes dos decolagem e destino, conforme RBAC 61 – 61.101 (item A 1 – i a) e (item A1- i b);

 – 5 horas notunas como piloto em comando. conforme RBAC 61 – 61.101 (item A 1 – i D), caso já tenha retirado a restrição noturna;

 – 40 horas IFR, sendo que o simulador IFR abate no máximo 20 horas do treinamento prático, conforme consta na RBAC 61 – 61.223 (item 6 – ii);

No IFR, são necessárias também 50 horas de voo como piloto em comando de navegação, das quais, no mínimo, 10 horas tenham sido realizadas na aeronaves na qual é requerida a habilitação, conforme a RBAC 61 – 61.223 (item A 6 – i).

A respeito do curso de multi-motor, serão necessárias 12 horas. Porém, não se esqueça: nos voos de duplo comando (IFR ou MLTE), a instrução deverá ser ministrada por INVA ou PLA devidamente habilitado, e com a habilitação válida, conforme consta na RBAC 61 – 61.237 – item F, na última atualização de 21/06/2013.

Em nenhum dos voos de treinamento poderá haver cargas, nem passageiros. Você terá trinta dias para checar o PC após o último voo, e será obrigatório ter o CMA de primeira classe, além de ter sido aprovado na banca da ANAC de PCA/IFR.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes
  • Caetano Vendramin

    Posso fazer essas 100h visuais em um bimotor acompanhado de um PLA?

    • Rodrigo Satoshi

      Caetano, essa 100h tem que ser como piloto em comando, ou seja você já deve ser checado MLTE, bimotor. Caso contrário você não poderá fazer essas 100h.

  • andrematiolli

    Pessoal, fiz meu PC MNTE MLTE IFRA 100% em aeronave particular com INVA e PLA.
    http://canalpiloto.com.br/cpcast15/

  • Gustavo

    Eu posso fazer minhas horas de PP em avião particular?