Dúvida – O que fazer após obter as carteiras PC-MLTE/IFR e ICAO 4?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá canal piloto,

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho e dizer que utilizo demais o site de vocês ( recomendado para todos envolvidos na aviação ).

Antes da dúvida falarei um pouco sobre mim: Seguindo minha paixão pela aviação e as dicas de amigos, blogs e etc, quando acabei o ensino superior (com 16 anos pq entrei um ano antes na escola) logo ingressei na faculdade de ciências aeronáuticas (portanto me formarei no final deste ano). Paralelamente ao curso, com o apoio de meus pais, pude realizar os cursos do aeroclube. Estou a dois meses de me formar, e com muito estudo e muito esforço consegui o PP/PC/MLTE/IFR/INVA e o ICAO 4. Estou indo fazer o jet training essa semana. Minha dúvida não é das mais simples, e se resume em 2 palavras: E agora?

Sei que sou novo (19 anos) e já consegui coisas que geralmente levam tempo, porém estou em buscar de entrar no mercado, e como o aeroclube em que realizei todos meus cursos está parado (muitos invas formados e os atuais estagnados), a geral na minha cidade é muito ruim (pouquissimos avioes e muitos pilotos) e as cias aéreas contratam pouco e demitem muito, não estou encontrando opções e gostaria de um conselho de vocês.

Tenho total disponibilidade para me mudar, e vontade imensa de estar nos ares fazendo o que mais amo.

Muito obrigado,

Lucas Bertan.

Nossa resposta

Lucas,

Como tenho escrito nos meus posts, infelizmente o mundo da aviação é instável. Num passado recente, de 2009 a 2010, pudemos acompanhar várias empresas aéreas contratando muitos pilotos, muitas vezes sem ICAO. Já nos anos de 2012 a 2014, vimos empresas aéreas contratando poucos pilotos e com altos requisitos. Agora, muitas empresas pedem 500 horas, PC-MLTE/IFR e ICAO 4, e empresas como TAM e GOL estão demitindo muitos pilotos.

Respondendo à sua pergunta sobre o que fazer de posse das carteiras, a primeira recomendação que lhe dou é que se mantenha atualizado, sempre estudando as matérias de Regulamentos IFR, Performance de Aviões a Jato, Teoria de Voo de Alta Velocidade e Inglês. E o mais importante, não deixe de treinar procedimentos IFR. Geralmente, as empresas comunicam o candidato de que ele foi escolhido para participar do processo seletivo na véspera da seleção. Sendo assim, não há como estudar na véspera. Não desanime, pois a Azul contrata, em sua maioria, pilotos recém checados, assim como você.

Se quiser fazer cursos de CRM, Performance de Aviões a Jato, RVSM, PBN e outros, será bom para manter a motivação em alta. Mas o primordial para o mercado é estar com as carteiras sempre válidas.

Você deve pensar bem sobre a opção de se tornar INVA, como eu disse neste post, pois é uma profissão onde você se manterá atualizado e com a sua proficiência em dia, já que vai estar voando todos os dias. As filas para ingresso como INVA em muitas instituições têm andado, porque muitos INVAs ingressaram nas companhias aéreas no final de 2014 e começo de 2015.

Para completar a minha resposta, recomendo a leitura deste post do Para Ser Piloto, sobre empregabilidade de pilotos.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
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