Dúvida – Qual a melhor forma de iniciar a formação aeronáutica?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:

Dúvida

Sou muito fã do seu canal e a aviação entrou na minha vida a uns 4 anos atrás mas fui realmente levar ela a sério a uns 2 anos, sendo que atualmente me encontro com 15 anos. Sou do RJ, capital e gosto de qualquer tipo de evento que envolva a aviação, seja virtual ou real, militar ou comercial.

 Minha situação parece ser a primeira. Moro com minha mãe e meu irmão mais novo(7anos) e pretendo começar a trabalhar no ano que vem para começar a juntar meu dinheiro e pagar meu curso e minhas horas de voo. Não que minha família não apoie minha decisão, mas não possuo um grande capital. Então venho aqui neste e-mail, tirar algumas dúvidas:

– A melhor forma de começar é: eu arranjar um emprego(no caso, jovem aprendiz) e juntar meu dinheiro para ingressar numa Escola de Aviação?
 
– Aonde encontro matérias de estudo, como os livros citados no seu site para estudo de PP? Em livrarias normais encontro ou tem alguma específica? Se tiver e conhecer alguma no RJ, pode deixar o nome, por favor!
 
– Faço Curso de Inglês e falta um ano e meio para eu terminar. Caso eu seja um COMANDANTE um dia, o inglês será realmente importante?
 
– Uso o Simulador Flight Simulator X. Ele pode me ajudar a ter uma melhor habilidade nas Aulas Práticas?
 
– Já tenho base dos instrumentos, check, acionamento, etc… Isto pode me ajudar nas Aulas Teóricas e Práticas?
 
– E a questão do exame da CEMAL, eu devo ter ele para ingressar no curso Prático ou para realizar as Horas de voo?
 
– Se eu não tiver condição de pagar ou optar a não fazer o Curso Teórico, eu posso mesmo fazer a Prova da ANAC para PP e depois pagar somente as horas de voo?
 
Guilherme José

Nossa resposta

Guilherme,

Em relação às suas perguntas, vou compartilhar o meu ponto de vista.

Sobre o trabalho, sugiro que você procure um emprego em algum hangar ou escola de aviação – em Jacarepaguá, no Galeão, ou até mesmo no Santos Dumont. Trabalhando em um desses lugares, você estará muito mais perto de empresas de táxi aéreo ou da aviação executiva. Com certeza, isso vai lhe abrir muitas portas durante a sua formação. Você pode até, quem sabe, conseguir um avião para voar as horas do PC.

Você pode adquirir os livros para fazer os cursos teóricos através do site da Bianch, ou então em lojas especializadas em produtos aeronáuticos. Você deve encontrar essas lojas próximo ao aeroporto de Jacarepaguá.

Sobre o inglês, tenho escrito em meus posts que, hoje, ele é tão importante quanto as horas de voo. Sendo assim, recomendo que você nunca deixe de estudá-lo. Para ingressar em qualquer companhia aérea, táxi aéreo ou aviação executiva, o inglês é fundamental. E não basta ter apenas a certificação ICAO 4, também é necessário saber se expressar e conversar nesse idioma.

Com relação aos instrumentos e check-list, tenho certeza de que isso vai lhe ajudar principalmente na parte prática. Na parte teórica, ter noção do funcionamento do avião vai lhe auxiliar em Teoria de Voo. Nas demais matérias, o conhecimento prévio que você adquiriu através do Flight Simulator deve ajudar um pouco em Regulamentos de Tráfego Aéreo.

O Flight Simulator deve lhe ajudar também na parte prática, com algumas atitudes do avião, como por exemplo na corrida de decolagem, mudança da atitude do avião (subir e descer), curvas, e quem sabe até mesmo no pouso. Sendo assim, continue usando o FSX para ir voando até você ter 17 anos.

Quanto à sua pergunta sobre o CMA (Certificado Médico Aeronáutico), é necessário tê-lo em mãos antes de fazer a primeira hora de voo. Você poderá saber mais sobre como é o exame, acessando um dos links abaixo:

Demais dúvidas sobre o CMA também podem ser sanadas com nossa nova colaboradora no Canal Piloto, Dra. Tatiana Trigo, veja como enviar sua duvida à ela.

A partir de Julho/2014, para fazer a prova teórica, será obrigatório ter feito o curso em escola homologada, conforme consta na RBAC 61- item 61.77. Lembro-lhe que você somente poderá fazer o voo solo se estiver com 18 anos completos, e também deverá ter sido aprovado na prova teórica da ANAC, banca de PP.

Espero ter respondido as suas dúvidas.

Abraços,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes