Dúvida – Vale a pena checar PC-VFR para fazer o INVA antes da nova regra das 200 horas?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Satoshi, boa tarde. Meu nome é Maka, tenho 19 anos, moro em São Paulo. Sou aluno teórico de PC e acredito que tenho uma dúvida que muitos colegas devem ter. Tendo em vista a nova “norma” referente as 200 horas do INVA, em sua opinião vale a pena correr contra o tempo para checar o PC e logo em seguida fazer o INVA antes dessa regra entra em vigor ?

Considerando o possível adiantamento e qualidade da instrução no PC não será prejudicada ?

Grato

Maka

Nossa resposta

Maka,

Falei sobre esse assunto neste post, que fiz no ano passado. Conhecendo a ANAC como conheço, penso que essa regra deverá ser adiada por mais um ou dois anos. Além do mais, se essa regra entrar em vigor, PLAs não poderão ministrar instrução em empresas de táxi aéreo ou em companhia aérea, conforme consta na RBAC 61 – 61.237 – item F.

Essa regra vai mexer muito na formação aeronáutica. A instrução foi feita para dar experiência aos novos pilotos. É assim que ocorre em muitos lugares, como nos EUA. O piloto recém formado aceita um salário pequeno, em troca da experiência que está ganhado, e também dos contatos que está fazendo como piloto, trabalhando em um aeroclube ou escola de aviação.

Por isso, acredito que esse regra não deve entrar em vigor. E mais um argumento é que, conforme disse o Raul Marinho, do Para Ser Piloto, a RBAC 61 deve trazer uma grande alteração neste ano, com a inclusão e retirada de alguns itens.

Mas se essa regra entrar em vigor – porque essa possibilidade existe e é grande – o requerente à habilitação de INVA deverá ter 200 horas em comando, após 20/06/2014. Sendo assim, para o piloto que está começando as horas visuais do PC ou que acabou de checar o PP, penso que uma boa alternativa seria checar o PC-VFR. E após checar o INVA, antes dessa regra entra em vigor, você poderia fazer o IFR e após o MLTE.

Acho que não haverá perda na qualidade da instrução fazendo isso, pois para checar o PC-VFR, você precisará de uma experiência de 150 horas de voo, se forem feitas em escolas de aviação ou aeroclube. Destas, 20 horas devem ser de voo de navegação (sendo ao menos uma navegação de 200 NM, com pouso em dois aeródromos diferentes), mais 10 horas IFR, sendo ao menos 5 horas em simuladores homologados AATD, além de mais cinco horas noturnas como piloto em comando.

Quando você fizer o IFR,  primeiro deverá ser feito o simulador, depende da escola que em fizer o treinamento, e após o treinamento prático no avião, que terá duração de 20 horas. Sabendo que o simulador se homologado AATD abate no máximo 20 horas. Conforme segue, trecho da RBAC 61 – item 61.223: ” 40 (quarenta) horas de voo por  instrumentos, das quais um máximo de 20 (vinte) horas podem ser realizadas em dispositivo de treinamento para simulação de voo qualificado e aprovado pela ANAC e sob a supervisão de um instrutor de voo devidamente qualificado e habilitado;”

E ao checar PC-VFR, você terá um ganho de dez horas IFR, cinco de simulador e cinco de voo prático devido ao fato de já haver estudado e visto algumas manobras do IFR durante as horas de simulador e IFR prática, de acordo com o RBAC 61 – item 61.101: “(C) 10 (dez) horas de instrução de voo por instrumentos, das quais no máximo 5 (cinco) horas podem ser substituídas por instrução realizada em dispositivo de treinamento por voo simulado qualificado e aprovado pela ANAC;”

Sendo assim, para checar, acho uma boa ideia checar PC-VFR, para que o aluno cheque o INVA antes de 20/06/2014, e após, faça o MLTE e o IFR, sem ter nenhuma perda de qualidade na instrução.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

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Rodrigo Satoshi
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