Uma das coisas mais difíceis em ser piloto não é ter que decorar checklists, ou passar por testes teóricos e práticos. É ter que enfrentar uma Impossible Situation com velhos amigos leigos no assunto.
A formação na aviação é algo fora da curva. Na maioria das profissões, o candidato faz uma faculdade, estágios, e é contratado. É uma base comum e, portanto, tomada como padrão pelas pessoas. Mas a aviação está longe disso.
Se já é difícil explicar como funciona a formação para nossos familiares durante vários minutos de conversa, calcule ter que responder tudo isso, resumidamente, durante um encontro de última hora no meio da rua.
Estava eu no centro de minha cidade, em um trajeto que passava pela frente da escola de inglês na qual estudei por quatro anos. Enquanto caminhava sem olhar para os lados, escuto alguém dizer de minha lateral:
– Não acredito, é você!?
Acreditando inicialmente ser algum fã do Canal Piloto, fui surpreendido ao perceber que era uma das minhas antigas professoras de inglês, que estava sentada em um banco em frente à escola, com alguns alunos. Após os cumprimentos iniciais, veio a fatídica pergunta:
– E aí, já está pilotando? – Ela pergunta fazendo o gesto de manche com as mãos.
Impossible Situation. Alguns segundos de silêncio se passam. É necessário achar uma resposta que sintetize tudo o que eu teria que explicar em quase uma hora de conversa… Mas não há.
– Sim… – Foi minha resposta óbvia, porém desastrosa, vendo que isso abrirá janela para perguntas ainda mais complicadas.
– Legal! Em qual companhia? – Não falei? Já virei PLA.
Nesse momento, a confusão estava feita. Não havia como retornar a conversa para a linha lógica da formação, então resolvi falar apenas os fatos, e deixar ela entender o que fosse possível.
– Estou voando na Looping – Escola de Aviação, mas ainda com monomotores. Um dia chego nos grandes… – Ela deve ter entendido que eu trabalhava como INVA, mas na verdade eu estava realizando os voos de adaptação para CPR na época. Bom, apenas falei os fatos.
– Ah, que legal… – Disse ela, com uma cara de dúvida que certamente iria soltar mais perguntas em seguida.
– Pois é né, então tchau! – E saí dali, como um SR-71 em cruzeiro.
Esse é um exemplo da famosa “Impossible Situation”, uma situação saia-justa da qual não há resposta certa que lhe livre dela.
Tecnicamente, um piloto nunca está formado. Sempre há uma carteira para se fazer, seja Classe ou Tipo, e mesmo que ele afirme estar formado, nem todo curso o habilita a trabalhar, como os de PP, CPD e CPR, o que causará ainda mais uma confusão:
– Se está formado, como não pode trabalhar? – É a pergunta que lhe fará desistir, e dizer:
– Ou a gente finaliza a conversa aqui, ou vamos ali tomar um café para eu lhe explicar como tudo funciona.
Na hora a situação é vergonhosa para nós, mas rende boas risadas tempos depois.
Abraços,
Sales
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