O Embraer KC-390 é um projeto em desenvolvimento para a produção de um jato militar de transporte tático/logístico, anunciado na LAAD 2007, realizada no Rio de Janeiro. Na edição de 2009, foi anunciado o programa de lançamento.
A proposta é de que o Embraer KC-390 seja uma aeronave com dois motores turbofan, que utilizará a tecnologia fly-by-wire em sua aviônica e terá a capacidade de transportar 23 toneladas de carga, inclusive veículos.
Em 2008, foi aprovado pelo Congresso Brasileiro o uso de cerca de R$ 800 milhões pela EMBRAER para o desenvolvimento da aeronave, sendo uma verba liberada pela FAB por aval do Poder Executivo.
O investimento inicial anunciado foi de entre R$ 50 a R$ 60 milhões, sendo que o montante representa 5% do custo de desenvolvimento. O valor do primeiro contrato deve chegar a US$ 1,3 bilhões, em um mercado estimado pela EMBRAER em no mínimo US$ 20 bilhões.
Todo este projeto acabou criando milhares de empregos na fabricante brasileira, para dotar a FAB com este novo equipamento. Até novembro de 2012, o projeto já havia criado mil oportunidades de trabalho dentro da EMBRAER.
Em 2013, a FAB e a EMBRAER concluíram a Revisão Crítica de Projeto da aeronave. Após cinco anos de desenvolvimento, foram concluídos os modelos para integração de todos os sistemas da aeronave, e simulações de voo realizadas em mock-up.
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