O Embraer KC-390 será semelhante ao Lockheed C-130 Hércules, uma aeronave de porte médio e designado como C-390. A aeronave irá incorporar as soluções tecnológicas da série E-Jets, e contará com uma rampa traseira para ser carregado e descarregado. Seu preço unitário está estimado em cerca de US$ 50 milhões, enquanto a concorrência vende modelos similares, tais como o C-130J, a US$ 62 milhões.
Trabalhando em conjunto estão Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca, cada um solicitando 60 exemplares. Nos próximos dez anos, a EMBRAER prevê um mercado de mais de 700 aviões no valor anunciado no mercado.
Além desses países, os parceiros nos projetos não são poucos. Um deles é a Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA), que ficou encarregada de fabricar os spoilers, portas do trem de pouso do nariz, porta da rampa, carenagens do flap e cone de cauda. As primeiras peças foram entregues em 2013.
A DRS, empresa de defesa, foi selecionada para entregar o sistema de movimentação das portas de carga, e a ELEB, uma subsidiária integral da EMBRAER, foi escolhida para projetar e fabricar os trens de pouso.
A Rockwell Collins Pro foi encarregada de entregar os sistemas de aviônica, com ecrãs e cristais líquidos, sistemas integrados de informação de voo (IFI), o FMS, o WAAS (Wide Area Augmentation System), e o Sistema de Gestão de Informação (SGI), para gerenciar os bancos de dados e facilitar a transferência de dados com a infra-estrutura aeroportuária. No começo de 2012, a Rockwell anunciou que estará fornecendo o DF-430 Direction Finder e o HF-9000 (rádio VHF).
Continuaremos no texto seguinte, por conta da quantidade de fornecedores, mas podemos entender até aqui os esforços por parte das colaboradoras e a quantidade de dinheiro que foi aplicada neste projeto.
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