Embraer KC-390: Será que voa este ano? – Parte 4

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A EMBRAER ficou bem quieta por muito tempo, sem se meter nas competições de grande porte, até apresentar um projeto de aeronave de transporte tático. E como vimos nos textos anteriores, ela já chegou pra bater todas as concorrências.

Esta aeronave está prevista para voar este ano, e me pergunto: será mesmo que irá realizar seu primeiro voo até o final deste ano, ou irá atrasar também? Com o investimento da EMBRAER e dos Executivos, um atraso não seria uma opção a esta hora.

Se seu voo acontecer dentro do prazo, o Brasil se tornará muito bem sucedido no segmento de transporte militar, ultrapassando programas lançados pela Índia, Rússia e China – e ainda terá o maior avião a jato feito na América Latina.

Como citado também nos textos anteriores, o preço de mercado do KC-390 contra o C-130J Super Hércules é muito mais baixo. A EMBRAER não só aposta em alcançá-lo, como também superá-lo em vários aspectos.

Incluindo os dois motores turbofan IAE V2500-E5, gerando 27,000 a 29,000 lbf cada, sua capacidade de carga útil será de 23 t e três tripulantes técnicos – um piloto, um copiloto e um engenheiro de voo – incluindo também a capacidade para 80 soldados ou 64 paraquedistas na configuração tradicional.

Sua velocidade máxima é de Mach. 0.80, seu alcance é de 6.204 km em cruzeiro de longo alcance, e de 5.417 km em cruzeiro máximo com 19 t. Tudo isso com ISA +10ºC; 72.000 kg TOW e reservas de 185 km + 45 min, e teto de serviço em FL360.

Além de sua capacidade de 80 soldados e 64 paraquedistas, ainda pode comportar 74 macas com duas equipes médicas, ou 2 a 3 carros HMMWV e um Agrale Marruá, ou um Astro II (AA), ou ainda um LAV III e VBTP-MR Guarani. A garantia de capacidade é dada pelo comprimento do compartimento de 17,75m x 3,45 m de largura e 2,9 m de altura.

Andrews Claudino