Um trabalho de escola que fez toda a equipe se emocionar.
Com o tempo o Canal Piloto cresceu, tanto em conteúdo quanto em público. Alguns desses leitores têm entrado em contato com um pedido especial: a utilização de nossos materiais em trabalhos acadêmicos. Isso se expande desde trabalhos para o Ensino Médio, até os TCC, onde nossos conteúdos são utilizados como temas ou referências.
Apesar de autorizarmos tal utilização, a maioria dos alunos não nos envia seus trabalhos prontos de volta para os apreciarmos. Mas para toda a regra, existe uma exceção.
Um dia a leitora Geovanna Gomes, de 15 anos, nos enviou uma solicitação como essa. Uma de suas professoras do Ensino Médio havia passado um trabalho sobre o tópico “Gentileza Gera Gentileza”, e durante a explicação ela logo se lembrou do Minha Proa 049, onde expliquei como a ajuda que recebi no início da minha formação foi elementar para eu seguir em frente, e que no futuro acabei fazendo o mesmo através do Canal Piloto.
Autorizamos felizes a solicitação dos materiais que citou, e seguimos com nossa rotina.
Tempos depois, para nossa surpresa, ela retornou para compartilhar o trabalho pronto, contando inclusive todos os desafios e imprevistos na produção dele.
No meu caso em particular, visualizei a mensagem dela às oito da manhã, quando acordei para começar o dia, e via os e-mails em meu tablet enquanto ainda tomava café. Como uma leitura nessas horas é sempre bem vinda, resolvi checar o material nesse momento.
Enquanto avançava pelos capítulos, o que me deixava impressionado era a riqueza de detalhes que ela apresentava sobre a trajetória do Canal Piloto. Eu esperava apenas uma citação, mas ela acabou fazendo um resumo de nossa história. Em diversos momentos eu me perguntava “Como ela sabe disso!?”, mas aparentemente ela nos conhecia melhor do que nós mesmos.
O texto de diversas páginas abordou nossas origens, mídias atuais, membros da equipe, livros publicados, nossas principais fases, e como tudo isso fez chegarmos onde estamos agora, auxiliando pessoas assim como ela.
“O Canal Piloto é o grande exemplo de que gentileza gera gentileza, e que semear o bem, a amizade e ter um olhar mais humano com o próximo, se colocando no lugar dele, faz a diferença no mundo. Pode não ter sido no mundo todo, mas foi no pequeno mundo da aviação. “
É impossível resumir em palavras a emoção que tivemos em ler aquelas páginas, mas pode-se ter uma ideia ao ver as respostas de nossos membros quando leram o material:
“Impressionante! Ler isso me deixou bem emocionado também. Daqui de longe tenho pouco ou praticamente nenhum contato com os leitores, e saber que pessoas (assim como eu) se utilizam do conteúdo e dão valor a esse site, é realmente gratificante!”
“Lágrima escorrendo no canto do rosto. Minha vida inteira acaba de valer a pena…”
“Pois é, uma menininha botou um monte de marmanjo pra chorar!”
Geovanna, grato pela gentileza de nos fazer seguir o dia com um sorriso (e uma lágrima) no rosto.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022