O Hindustan Aeronautics HF-24 Marut foi desenhado por um projetista aeronáutico alemão chamado Kurt Tank, e engenheiros indianos da Hindustan Aircraft Limited em Bangalore, na década de 1960. No total, 147 aeronaves foram construídas, sendo 18 biplaces para realizar treinamentos de militares.
O projeto básico foi desenvolvido pela equipe de Kurt na Argentina. Antes, essa aeronave deveria ser designada como IA 43 Pulqui III, para dar continuidade ao já existente Pulqui II. Kurt sempre manteve um conceito de que a aeronave operasse em torno de Mach. 2, mas ela acabou se mostrando capaz de atingir o Mach. 1, devido à falta de motores adequados.
Após o governo indiano conduzir os primeiros ensaios nucleares em Pokhan, a pressão internacional impediu a importação de motores melhores. Além do mais, a fuselagem não comportava muitos motores. Esta seria uma das principais razões para a morte precoce deste avião: nunca pôde apresentar um potencial de propulsão suficiente.
Em 1967, um Marut foi usado para testar os motores egípcios Brandner E-300, com capacidade de até 10.582 lbf cada. Dados alguns problemas e o número limitado de exemplares dessas aeronaves, elas ainda participaram de guerras em 1971, sem nenhuma perda em combate, embora quatro foram perdidas após pegarem fogo em solo.
Um feito bem sucedido envolvendo o Marut ocorreu durante um combate aéreo em que, em Dezembro de 1971, um piloto indiano do 220° Esquadrão conseguiu abater um F-86 Sabre, provando ter destreza e confiança na aeronave, além de coragem de entrar em um combate ar-ar com uma aeronave concebida principalmente para ataque ao solo. Todos os Maruts foram aposentados em 1990.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015