Durante a primeira metade do século XIX, a Inglaterra vivia uma verdadeira revolução em suas atividades marítimas mercantes. O comércio com a China havia estabelecido a “Rota do Chá”, através da qual era trazido do Oriente esse produto de consumo tão tradicional entre os ingleses. O transporte era feito por veleiros conhecidos como Clippers, embarcações de menor capacidade de carga, porém com maior velocidade de cruzeiro. Dentre toda a frota de Clippers britânicos destacava-se o Cutty Sark, um dos veleiros mais velozes de sua época. Até os dias atuais, o Cutty Sark permanece ancorado no distrito de Greenwich, em Londres, na Inglaterra, como símbolo da era da Corrida do Chá.
A importância histórica do Cutty Sark foi tamanha que seu nome foi dado a um famoso whisky escocês, e também a uma aeronave anfíbia produzida pela Saunders-Roe, também conhecida como SARO. Dotado com dois motores de 140 hp cada, e configurado para o transporte de quatro passageiros, o Saro A17 Cutty Sark foi a aeronave utilizada pela British Amphibious Airlines, uma pequena companhia aérea com base localizada na cidade litorânea de Blackpool. De lá, partiam voos com destino à Ilha de Man, um território pertence à Coroa Britânica, localizado no mar da Irlanda.
Fundada em 1932, a British Amphibious Airlines teve curta existência, operando somente até o ano seguinte de seu estabelecimento. Ao longo de suas operações, a companhia transportou 348 passageiros, em voos operados três vezes por semana. Suas atividades não prosperaram em virtude das intenções da Saunders-Roe em estabelecer seu próprio transporte de passageiros para a Ilha de Man. O Saro Cutty Sark, por sua vez, teve outras onze unidades produzidas além do “Progress”, nome que recebeu o avião utilizado pela British Amphibious Airlines. Essas outras unidades encontraram uso nas forças aéreas da Inglaterra, Nova Zelândia, China e República Dominicana.
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