Para nós apaixonados por aviação, o Museu da TAM em São Carlos é como a Disneylândia. São tantos “brinquedos” que você não sabe para onde olhar ou andar. Na dúvida, olhe para tudo e aproveite uma bela viagem pela história da aviação.
A fusão da LAN Chile com a TAM Linhas Aéreas criou a LATAM, grupo aéreo latino-americano com a maior presença da região. Porém, mais do que criar uma grande companhia aérea, essas empresas trazem consigo uma grande bagagem histórica. E foi parte dessa história que fomos convidados a conhecer.
Decolamos do Campo de Marte em direção a São Carlos em uma C208B Caravan. Eu pessoalmente sempre tive vontade de voar nesse modelo, e curti cada minuto da pequena viagem de pouco mais de 50 minutos.
Foi um voo com alguns desvios devido à meteorologia, mas no geral bem tranquilo. Ao ver que estávamos chegando, uma certa ansiedade começou a tomar conta deste que vos escreve. Me senti como uma criança indo ao parque de diversões, e logo depois do pouso já pude vislumbrar um belo clássico imponente à nossa espera.
A entrada do museu recria o ambiente de um aeroporto. Lá você não compra um ingresso, realiza o check-in. A partir daí começa uma experiência de grande imersão no mundo da aviação, e antes de chegar ao hangar propriamente dito, você revisita uma bela linha do tempo que mostra a evolução da aviação.
Cada máquina descansando naquele imenso hangar tem uma particularidade, uma história pra contar, milhares de horas voadas, foi comandada por pilotos notáveis ou representa algum marco. Muitas vezes, uma única aeronave pode representar tudo isso.
O Fokker 100 acima, por exemplo, já passou por um pouso de barriga onde, felizmente, não houve vítimas fatais.
A história da TAM é representada por aeronaves que contribuíram para o crescimento da empresa.
As grandes guerras também são lembradas com a presença de “warbirds” lendários, que são aviões magníficos.
Mais importante do que a história individual que cada peça representa, é o esforço conjunto da empresa, seus fundadores e funcionários em preservar parte importante da história. Ao ver cada aeronave, você tem a impressão de que muitas delas estão ali somente esperando seus motores serem acionados para ganhar os céus novamente.
Infelizmente, devido ao horário, nós tivemos pouco tempo de visita ao espaço. Mas mesmo que nossa permanência fosse prolongada, eu ainda acharia que o tempo foi escasso. E desde que decolamos rumo a Guarulhos na volta, já estou aguardando ansiosamente pela próxima oportunidade de admirar mais um pouco o local que é garantia de boa diversão.