Olá meus amigos do Canal Piloto, quarta é dia de Literatura de Piloto Privado, sempre contando as melhores histórias do curso de PP em Recife.
Como na semana passa não postei o “Perfil de Aviador” essa semana começarei pelo mesmo…
Perfil de Aviador
Essa semana o Perfil de aviador será um pouco diferente devido às pessoas que irei falar. Sempre costumo falar dos alunos da turma 16. Mas dessa vez farei diferente…
Mário Carvalho (APP Carvalho)
Carvalho tem 55 anos, há 33 é casado, possui 3 filhos. Natural do Rio de Janeiro. Controlador de voo de 1982 a 2011. Ficou muito conhecido entre os comandantes por sua clareza, calma e habilidade no que fazia. Condecorado com medalhas de bronze, prata e ouro sempre mostrou ser um profissional altamente capaz. Trabalhou em Anápolis, Rio de Janeiro, Maceió, Porto Seguro, Petrolina, Salvador e Recife. Participou de diversas palestras e em algumas delas foi o palestrante com os temas“Mudanças da ICA100-12”,“Procedimentos IFR” e “Importância do Controle de Tráfego Aéreo”, também possui o tão cobiçado ICAO 4 de inglês.
Amava tanto o que fazia que ao chegar em casa depois do trabalho ia para o computador controlar na IVAO ajudando os futuros aviadores (O mesmo teve que mandar um curriculum por e-mail para provar que era controlador real), a terminal Recife ficava lotada quando descobriam que o mesmo estava online. Ensinou no Aeroclube de Pernambuco de 1997 à 2010 e está na Nav desde 2007 nos ensinando Regulamentos de Trafego Aéreo, Fraseologia Padrão, Código Brasileiro de Aeronáutica, Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Sistema da Aviação Civil. Temos sorte de ter um professor tão qualificado e ao mesmo tempo tão irreverente. Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos por nos ensinar tanto, mais uma vez por mensagem (quando mudar de operadora, te ligo haha). Grande Abraço.
Frase: “Você conhece o Mário?”
Bruno Carvalho (Não é parente do App haha)
Bruno Carvalho, 19 anos, filho de piloto, conhecido por todos. Inteligente, dedicado, amigo de todos. Fez parte da turma 15 de Piloto Privado da Nav Treinamentos. Apesar de oficialmente não estar na nossa turma, sempre esteve mais presente que muitas pessoas da turma 16. Muito esforçado, madrugava na Nav. Sempre estava lá com seus livros e computador de voo. Muitas vezes parece arrogante (também achava o mesmo) mas aos poucos fui mudando minha opinião. Ele não é arrogante, ele simplesmente sabe muito e pronto. Sempre ajuda a quem precisa e está disposto a aprender. Essa semana tivemos uma ótima notícia, nosso amigo foi aprovado na Banca da Anac. Sempre considerei Bruno um piloto. Os cursos e provas são só uma confirmação. Parabéns por essa conquista. Espero te ver voando em breve.
Frase: “Eu digué nada.” “Eu explico. Dez conto”
Fim das Aulas de Regulamentos com o APP Carvalho
Na última semana de aula com Carvalho o mesmo nos deu um material chamado “Dicas Du Carvalho” que resume toda a matéria e a parte mais importante para a Anac. Na verdade é um material de apoio que lhe ajuda muito a relembrar todos os conceitos após ter estudado certo capítulo.
As aulas de Carvalho acabaram com uma prova (como sempre) e mais uma vez nosso querido professor foi vestido de morte para nos assustar. Se você não o viu fantasiado ainda veja a Literatura de Piloto Privado – 4ª Semana. Além do mesmo fantasiado e com uma risada Evil, ainda havia comentários muito engraçados embaixo de cada questão:
“Se desistir agora, te pago uma Skol”
“Se você deixar em branco é menos vergonhoso”
“Eu garanto que se entregar a prova agora te arranjo uma vaga no curso de comissários”
“Não adianta perguntar ao colega do lado, ele também não sabe”
“Não se lembra desse assunto? Foi na hora que você estava conversando na minha aula” e outros comentários hilários.
Durante as aulas de Regulamentos passamos por momentos ótimos. Sempre imaginei como o professor faria (não conhecia Carvalho) para ensinar algo tão importante e ao mesmo tempo tão técnico. Não conseguia entender como alguém ensinaria essa matéria além de nos mandar decorar os Regulamentos e pronto. Mas ao contrário do que eu pensava, através de suas brincadeiras, o App mais famoso do Brasil nos mostrou que tem como aprender até as matérias mais complicadas com uma forma descontraída e dinâmica. Afinal, o controlador VETORAA (VÊTORA), as aerovias com fixos próximos não esticam e puxam como couro de… cuíca e comandante engravida comissária mesmo sem tocá-la.
Depois de nos contar que certa noite ficou tomando seu whisky vendo os peixinhos da proteção de tela do computador e que isso já o fazia feliz, decidimos presenteá-lo.
Um Presente do Carvalho
Durante a semana, os alunos da turma Alfa decidiram se juntar para comprar um whisky para o nosso professor. Então, logo após a prova, Filipe, Hugo e eu fomos a um supermercado comprá-lo. Demoramos um pouco pois não havia ninguém para embrulhá-lo. Decidimos fazer por contra própria. Pegamos papel, fita e mãos à obra. Sabe aquele jeito todo peculiar que “Seu Zé” embrulha suas compras na mercearia da esquina? Exatamente caros leitores, enrolamos o presente, amassamos as pontas, fita adesiva “pra quê te quero” e estava pronto o embrulho. Todos já ligando pois Carvalho já estava achando que ninguém queria ver a explicação das questões da prova. Chegamos. Hugo começou a agradecer pelas aulas:
“Carvalho, em nome da turma quero agradecer a você […] – Queremos lhe presentear com um “negocinho”…”
“Muito obrigadooo…”
“Quem foi que embrulhou isso aqui, hein? Haha”
Filipe lá atrás:
“ISSO É EMBRULHO DE MACHOOO!!!”
“Muito obrigado mesmo. Não precisava…”
“Deixa-me ver se é original…” (Balança e espera três segundos, se espumar é falso) – “Espumou, hein…”
“O preço tá aqui dentro” – “Tan tan taran ♪” – “Obrigado mesmo gente…” – “Tá bom Edson…”
(Era para ser um vídeo, mas como era preciso hospedar no youtube e o áudio estava muito ruim, transformei em fotos)
Formatura dos Comissários
No dia posterior à prova, não houve aula devido à formatura dos comissários, nós do curso de piloto fomos avisados de última hora e poucos foram prestigiar evento. Combinei de ir com Nancy, pois ela trabalha perto da minha casa. Teríamos que ir fardados.
Enquanto estavamos no ônibus, ouvimos duas mulheres na cadeira de trás discutirem “Ele trabalha lá no aeroporto” e a outra “Não, ele é segurança daí do shopping, usam essa roupa” kkkkkkkk (Com essa altura? Aham, sei…)
Encontrei com Nancy, ela sempre com aquele jeito peculiar de dirigir “VOU DEIXAR PASSAR NÃÃÃOO!”
Paramos na padaria para comer e depois fomos para a Nav, que fica a uns 100 metros de distância. Não havia nenhum aluno lá apenas funcionários… Esperamos todos terminarem de se arrumar, enquanto isso chegou Nuno Portuga, Leandro (Batata na boca) e Marcos “3S”. Marcos, Nuno e eu fomos no carro de Nancy, Leandro foi só em seu carro e Mônica, Céa e Gisele foram no Carro de Scanoni. Chegamos à faculdade na qual seria a formatura. Leandro sumiu e apareceu apenas uma hora depois. O mesmo alegou que parou para comer mas tenho a impressão de que ele se perdeu. Todos os comissários já estavam lá (Gritando enlouquecidamente coisas que eu não entendia) tirando fotos. Encontramos nosso amigo Bruno Carvalho (Que foi o autor da foto da semana passada) e Marcele por lá. Ficamos conversando sem entender muito bem o que estava acontecendo enquanto chamavam os nomes dos comissários que entravam no auditório, felizes da vida.
Ficamos na entrada do auditório e fomos chamados por último. “Agora nossos queridos pilotos Bruno Carvalho, Nancy Pernambuco, Edson Alves, Leandro Batata na boca, Marcele Lira e Nuno Miguel”, foi quando alguém falou para mim “Não espere muita coisa, ninguém gosta muito dos pilotos” haha… Mas até que bateram palmas. Sentamos todos juntos, ficamos assistindo, a festa era deles. Estavam todos felizes por cumprirem essa etapa. Eu sempre os via na Nav estudando bastante. Afinal o curso de comissários é obrigatório e eles além da Anac têm que alcançar a média da Nav.
Desejo parabéns a todos. Vocês venceram essa luta, apenas a primeira. Também desejo sorte e espero que todos alcancem os seus objetivos. Não desistam da aviação, isso é muito comum entre os comissários depois que acabam o curso. Façam a Anac o mais rápido possível e mostrem que são capazes.
Enquanto estava no metrô indo para casa, estava lembrando das aulas de Carvalho, o quanto me ajudaram a entender melhor a aviação e lhe mandei uma mensagem no celular…
“Obrigado por tudo. Grande abraço. Edson Alves.”
Daqui a pouco o celular toca. Era o próprio, quando atendi… “Pô Edinho, você é pão duro mesmo hein? Nem pra ligar… Fica aí mandando mensagem…” Perguntou como havia sido a formatura, se já havia começado as aulas de navegação e quando ia sair o post sobre a última aula de Regulamentos no Canal Piloto (este).
Flight Simulator e “Vôo” com Athos Gabriel
Sempre usei o Flight Simulator para aprender. Nunca tive alguém de dentro da aviação por perto. Tive que aprender tudo sozinho (antes do PP). Certo dia instalei o simulador sem saber nada de aviões e fui aprendendo na marra. Subia com o avião e ia olhando o que os instrumentos faziam, eu não sabia nem como funcionava o altímetro meus amigos. Aprendi tudo que sei observando e lendo na internet. Apertava Ctrl + E e ficava vendo o que se mexia para depois tentar ligar o avião na “mão”. Exatamente por isso sempre usei aviões pequenos, sempre tive a idéia de que os aviões maiores não iam me ajudar em muita coisa (pelo menos não tão cedo). Passei mais de um ano usando os Carenados, depois me interessei por aprender vôo por instrumentos. VOR, NDB, uso correto do ILS. Nada de GPS. Hoje sou instrutor de uns amigos meus da Nav.
Quando entrei no PP Jujuba sempre me pedia “Aprende a voaar PMDG Edsoooon… Você aprende procedimentos e blabla…” Até que decidi aprender. Comecei pelo 737-300 da Wilco. Vi o Tutorial do Lucas Alexandre pelo menos cinco vezes.
Perguntei ao Athos se ele sabia mexer nesse avião e decidimos fazer um vôo juntos. Um voozinho Curitiba-Floripa. Vimos as cartas, saída, chegada, pista ativa, tudo certo. Ligamos, configuramos tudo. Estávamos pelo Skype e ele via a tela do meu computador. Mas algo errado estava acontecendo. “Athos o avião está descendo” “Não está não” “Athos, tá perdendo atitude” “Não está” “ATHOOSS, NÓS VAMOS BATEER”… Desliguei o Piloto automático e fui no manual. Nenhum dos dois entendeu porque o avião não tinha subido, até que percebi que não tínhamos colocado a altitude no AP. “Athos que tipo de copila é você que não percebeu isso?” Ao que ele respondeu “E que tipo de cmte é você?” haha… Erro grotesco que não pode ser repetido em um vôo real. Resolvemos o problema, seguimos a rota até que em um momento do voo o avião faria uma curva à esquerda seguindo o fmc. No momento da curva o avião virou de tal forma que o seu ângulo ficou por volta de 70°. “Athos que po*** é essa?” e o meu instrutor “Não seei”. “COMO ASSIM NÃO SABE???”. Pousamos certinho, no fim das contas ninguém morreu (só porque não havia ninguém no avião). Esse foi meu último voo com o Athos (brincadeira). Agora já estou um pouco melhor mas não estou usando muito o simulador por falta de tempo. Próximo objetivo: E-jets.
Começo das Aulas de Navegação
Nesta semana cheia de emoções também começaram as temidas aulas de navegação. Nosso novo professor Oséas (Ou será Oséias) é controlador de voo (assim como todos na Nav), uma pessoa bem legal e está no início da sua carreira como professor. Tive que trocar meu livro de navegação pois quando o comprei a Nav estava usando “Nova Síntese da Navegação Aérea” e mudaram para o “Navegação Visual para Piloto Privado” da Bianch. Falei com Magal (professor de meteorologia para comissários e sócio da Nav, além de ser muito gente boa) e o mesmo autorizou a troca do meu livro. Estamos seguindo o livro a risca, então vimos: Tipos de Navegação na primeira semana, afinal fora só duas aulas (quinta e sexta-feira).
Teste Psicológico no Harf (Hospital da Aeronáutica do Recife)
Na sexta-feira desta semana estava marcado o meu teste psicológico necessário para a emissão do CCF/CMA. Cheguei lá por volta das 7hrs e fui à junta. Chegando lá expliquei minha situação “Havia marcado o meu psicológico para o dia 9 de dezembro mas não houve expediente, também não ligaram para me informar. Um amigo meu que trabalha aqui (sem nomes) me disse para vir hoje fazer o teste.” Ao que me responderam “SEE tiver vaga, eu encaixo você, se não você tem que voltar outro dia”, nessa hora percebi que o teste começava antes mesmo de ver a psicóloga hehe. Fiquei lá fora esperando e por volta das 07h30min fui chamado e pediram-me para preencher um formulário. “Agora você vai lá na área de psicologia e espera, o teste começa às 8hrs.” Fui e estava fechado. Então sai à procura de algum lugar para sentar. Sentei no banco do corredor, no qual estava sentada uma garota, começamos a conversar. Descobri que ela iria fazer o curso de comissária da Nav que começaria dia 16 de janeiro (Foi adiado). Conversamos bastante. O tempo passou… 8hrs e nada do teste começar, a psicologia ainda estava fechada. 10, 20, 30 minutos depois a psicóloga chegou. Entramos na sala de espera. Só havia nós dois mesmo. Fomos chamados e fizemos os testes, cada um voltado para a sua área. É bastante cansativo, saí de lá com um olho aberto e outro fechado. O bom é que a psicóloga era BASTANTE simpática, nos explicou muito bem como fazer todos os testes, nos tratou muito bem também. Apesar de haver alguns problemas com as marcações do meu teste, todas as vezes que fui ao HARF (duas) fui muito bem tratado, nunca tive problema nenhum. Após sair do teste liguei para meu amigo Elton, almoçamos e viemos aqui para casa para o mesmo ter sua primeira “instrução de voo” no Flight Simulator haha. Foi bem produtivo e deu para o mesmo ter uma noção melhor de alguns instrumentos do avião.
Mais uma vez no Aeroclube
Na sexta-feira Renato me convidou para ir ao Aeroclube no domingo, aliás, ele não tinha ido conosco da outra vez. Aceitei. O mesmo me disse que ia “uma galera” da sua turma. No domingo ele me liga e diz “Estou indo só, não deu para ninguém ir, te pego na avenida para você não ter que andar a pista inteira” “Tudo bem então…” Então convidei Elton e Marcos “3 S” para ir conosco. Os dois aceitaram. Liguei para Renato e avisei que ele podia ir direto pois Elton (Bolinho) mora mais “perto”. Paramos numa padaria para tomar café, liguei para Marcos e disse para o mesmo nos encontrar lá para irmos todos juntos. Dali a pouco Renato me liga:
“EDSOOOONN, SABE ONDE EU ESTOU?”
Eu “Não…”
Renato “AQUI NOS HANGARES ONDE OS AVIÕEES FICAAAM. ME DEIXARAM ENTRAAAR.”
Eu “Mas todas as vezes nós ficamos aí mesmo…”
Renato “É?”
Eu “É…”
Renato “Ah tá… Tchau, até daqui a pouco…”
Chegamos, ficamos conversando sobre o assunto de sempre. Renato naquele mesmo esquema “Tira uma foto minha?”
Almoçamos no restaurante do Encanta Moça mesmo. Conversamos muito sobre formação, carreira. Sinceramente achei que não ia ser muito legal, mas foi muito bom. Afinal na Nav não temos muito tempo para conversar, estamos sempre na aula (Renato é da turma bravo) ou no intervalo de 10 minutos.
Essa foi mais uma Literatura de PP. Muito obrigado a todos os leitores. Espero que comentem. Se você leu, comente, só para dizer “Está bom” ou “Está horrível”. Grande abraço a todos e semana que vem tem mais. Obrigado. :)
Latest posts by Alexandre Sales (see all)
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022