Literatura de Piloto Privado – 8ª semana

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Olá meus amigos, no post dessa semana falarei sobre um dia no aeroclube durante um evento com aviões Cirrus, Autoridade e responsabilidade do Cmte, Tramontina, corte rápido, causos da aviação e saiba um pouco mais sobre Hugo Lopes (o contador de histórias).
 
Um dia no Aeroclube
 
Na sexta-feira desta semana decidimos almoçar no Aeroclube (sabe lá Deus o motivo). Liguei para Hugo cedo perguntando se ele iria e o mesmo disse que iria ligar para Filipe (seu namorado, haha) para confirmar. Depois, enquanto falava com Nancy pelo telefone, perguntei se queria ir conosco. O convite foi aceito e combinamos de nos encontrar em frente a um supermercado. Como estava muito atrasado, ela veio me buscar em casa (Mas não chegou). Perdida, no meio do caminho me liga para perguntar em qual rua entrava. Fui ao seu encontro e depois de ouvir algumas por “Morar num buraco” fomos ao Aeroclube, o Engana Encanta Moça. Chegando lá, enquanto passávamos pelo portão, Nancy olha para mim e diz: “Edsooon, um Porscheee”. E ao mesmo tempo olhei para o lado e falei “Nancyy, um Ciirruus!”. Ela parou o carro e ficamos admirando. Ela o Porshe, eu o Cirrus SR22 G3. 

Depois de chegarmos ao Restaurante do Aeroclube, a nossa bipolar reclamou de fome pelo menos 50 vezes enquanto eu ligava para Hugo para saber sua posição. Depois de certo tempo chega Hugo e Filipe com motorista, e Nancy: “Só eu sou pobre aqui?” Felipe: “Que nada… É o motorista do meu tio.” Depois de um tempo chegou Marcele com seu irmão e Rossana convidados por Nancy. Então fomos ao que interessa. Comer!
 
(Eu, Hugo, Nancy, Filipe)
 
Encontramos com Thiago, nosso amigo da turma bravo. Depois descobrimos que estava acontecendo um evento com a intenção de vender Cirrus (Cirruses). Thiago convidou a bipolar para fazer um vôo e ela saiu feliz da vida. Saímos andando pelos hangares e achamos o que estava vendendo: Cirrus. Uma mistura de Jet ski’s, Cherokee’s, mulheres “feias” e Cirrus. Ficamos por lá admirando, olhando os outros aviões também, era a primeira vez que a turma da Nav (parte dela) ia ao aeroclube. Nesse dia havia bastante aviões por causa da feira dos Cirrus. Em seguido chegou nosso amigo Elton (citado no post da semana passada) e Lucas Jujuba. Esse como sempre muito empolgado querendo tirar foto de tudo e gritando “Isso é lindooo po***”
 
 
Pegamos um kit com revistas, cd, e pôster (Até hoje não vi o que tem nesse bendito cd). O avião custa em média U$640.000,00 (Isso mesmo, dólares).
 
Nancy, que não conseguiu voar, foi embora mais cedo com Marcele. Ficamos Filipe, Hugo, Elton, Lucas e eu. Também não conseguimos voar (a verdade foi revelada) mas foi um dia muito divertido. Chegou a hora de ir para a Nav. Nancy que me deu carona tinha ido embora, o motorista do tio de Filipe também, restou nosso amigo Elton. Então fomos no seu carro. Chegamos à Nav sem uniforme e com uma sacola da Cirrus na mão.
 
 
Deixamos os kits na secretaria e fomos comer numa padaria muito boa que fica perto. Sempre comemos por lá. Na hora de pedir, Hugo “Todos vamos querer Cheese-Tudo, você também Edson?” Eu “Não, acho que vou pegar um pão de queijo” Hugo “Você é Fo**, sempre o do contra…” Então acabei pegando o Cheese-Tudo também. Cada um comeu dois, exceto Elton e eu. Pegamos sobremesa no Buffet. E na hora de pagar, Filipe “Ué, eu estou pagando a mais.” E descobrimos que nosso amigo Jujuba deu o golpe em Filipe e pagou menos. Hehe.
 
Voltamos para Nav, Hugo começou a falar que nós voamos de Cirrus e tudo o mais só para deixar Nancy com inveja. Mas outras pessoas acabaram escutando e aí a besteira estava feita. Todos comentando que nós voamos e blábláblá. Chegamos à sala, Carvalho nos viu sem uniformes e olhou com uma cara como se dissesse “Bonito, hein?”
 
No dia seguinte Lucas me chamou novamente para ir ao aeroclube. Dessa vez fui só, de ônibus. Enquanto andava ao lado da pista de pouso, um senhor para o carro e me oferece carona até o estacionamento. Subi. Ele me perguntou se eu fazia PP, etc. Respondi que sim. Então o mesmo me perguntou “Você faz o PP aqui?” (Momentos de tensão). “Não, faço na Nav.”
 
“VOCÊ DEVERIA ESTAR FAZENDO AQUI. AQUI É UM AERÕDROMO.” Eu… “É… É…” (chegou ao estacionamento) “Obrigado pela carona, tchau” Hahaha.
 
Encontrei com Lucas, não foi tão legal como o dia anterior pois já tínhamos visto o Cirrus e não havia mais ninguém de nossa turma. Só foram fotos.
 
 
Responsabilidade e Autoridade do Comandante
 
Durante as aulas de Regulamentos, Carvalho nos falou muito sobre a autoridade e responsabilidade do Comandante. “O comandante tem total autoridade e responsabilidade sobre o avião e sua tripulação durante o vôo. E um vôo não é só a partir de quando ele pega o avião à hora que ele entrega. O pernoite é considerado vôo. Então se você for comandante e for fazer um vôo de Guarulhos para Recife e depois de Recife para Belém, pernoitar em Belém e fazer tudo de volta, durante o pernoite a responsabilidade também é sua. Se alguém da tripulação for sair do hotel, tem que pedir autorização ao cmte, pois qualquer coisa que acontecer com essas pessoas é de sua responsabilidade. A responsabilidade é tão grande que se uma comissária sair do hotel e voltar grávida, o pai é você…” KKKKKKKKKKKKKKKK… Pois é, todos pensam na posição de Cmte como o topo da cadeia hierárquica no avião mas ele também é responsável por tudo. Lógico que existe o bom senso e geralmente não pedem autorização para sair, mas a regulamentação é como Carvalho explicou.
 
Por vezes pessoas do curso de comissários da Nav me falaram que se o avião cair os responsáveis eram os comissários, iam mandar o comando calar a boca pois ele não era preparado para a situação. Eles falavam isso com certo brilho nos olhos. Um comentário bem desagradável. Mas não é assim que acontece, no Código brasileiro de aeronáutica, Capítulo 3, art.167, Parágrafo único há o seguinte: “No caso de pouso forçado, a autoridade do comandante persiste até que as autoridades competentes assumam a responsabilidade pela a aeronave, pessoas e coisas transportadas.” (Tem no final do seu livro de Regulamentos). Então meus amigos, eu entendo totalmente a importância dos comissários de bordo. Imaginem um vôo de um avião de médio/grande porte sem comissários? Iam ficar o tempo todo batendo na porta da cabine… “Já chegou?” Mas as coisas não são bem assim…
 
São funções que se completam e tornam o vôo viável, mas cada um tem o seu papel. Uma pessoa mais experiente me falou que o curso de piloto é muito bem visto o que deixa os comissários com certa baixa-estima e por vezes comentam essas coisas para deixá-los felizes (Se achando).
 
Tramontina. Corte rápido!
 
Vejam esses vídeos, são bem curtos, cerca de 15 segundos.
 
 
O nosso querido Carvalho se baseia muito nesses comerciais, hehe. Durante suas aulas, sempre que alguém vai fazer uma pergunta que não acrescente em nada, ele corta logo.
 
Lucas “Carvalho, você sabe qual é a maior pista do mundo? É a…”
 
Carvalho “NÃO! Os Cindacta’s são responsáveis…”
 
Lucas “Carvalho, eu posso…”
 
Carvalho “NÃO! No circuito de tráfego…”
 
Eu “Carvalho, e se…”
 
Carvalho “NÃO! Tramontina, corte rápido! ;) ”
 
Então meus amigos se algum de vocês ainda for assistir às aulas de Carvalho, escolham bem as suas palavras. Haha.
 
Causos da Aviação
Fica à seu Clitóris
 
Carvalho como sempre nos contando suas ótimas histórias de App… “Certa vez, como não havia muito tráfego em volta do Galeão, um cmte da Varig pediu autorização para ir direto para o marcador externo ao invés de fazer a chegada padrão. Ao que um amigo meu também App respondeu “Fica à seu clitóris cmte.” (Silêncio). “Varig 25…?” “Varig 25…?”. Depois de 5 min uma voz feminina “Controle pode repetir para o Varig 25…?” Todos no controle “KKKKK”
 
Dessa vez o controle falou sem gracinhas. Se você não entendeu, precisa de mais AGILIDADE!
 
Feliz Natal
 
Certa vez ao fazer contato um cmte disse “Feliz Natal”. O controlador respondeu “Por favor, utilize a fraseologia padrão.” Comando “Pode falar na 121.5?” Controle “Afirmativo” Então o cmte foi lá e disse “Vai tomar no **, babaca” Controle “Confirme… Confirme…?” E todos perto dele… “Ah, se ferrou babaca auhauha”
 
Eduardo dando aula para comissários
 
Na 8ª semana, Eduardo voltou para a Nav, desta vez dando aulas de meteorologia no curso de comissários de vôo. Ele parecia meio perdido, falava pouco conosco, não sei o que houve. Mas de qualquer modo ainda estava lá no sofá da Nav e sempre falava que se marcassem algo era para chamá-lo.
 
Perfil de Aviador
 
Hugo Lopes
 
Idade: 29
 
Características: Muito engraçado, cheio de histórias para contar, tem uma concessionária (vai com um carro diferente toda semana haha). Brincadeiras à parte, Hugo é um cara extremamente humilde sempre dá cola ajuda aos nossos amigos que precisam. Não importa se estiver andando de metrô ou de Frontier, mantém a simpatia e simplicidade sempre. Quando o mesmo não pode ir à Nav, a aula não é a mesma coisa, perde um pouco da graça. Quem sempre lê à Literatura de PP já o conhece. Carvalho disse que o mesmo é um ícone.
 
Hugo como amigo: Não tem como estar triste com Hugo. Sempre faz os outros rirem (e muito). Não hesita em se divertir com quem gosta.
 
Defeitos: Por vezes Hugo fala, fala e fala. Algumas (poucas) vezes atrapalha a aula, mas nada que um “TÁ BOM HUGOO” não resolva.
 
Sonho de voar: Desde pequeno ganhava revistas de aviões de seu tio e seu avô. Já teve aeromodelos e agora decidiu deixar de ser apenas um entusiasta para ser aviador.
 
Hugo como futuro aviador: Acho que Hugo vai ser assim…
 
Aqui acaba o post dessa semana. Espero que tenham gostado. Semana que vem tem mais. Qualquer coisa é só mandar um e-mail, fazer sinal de fumaça. Quem tiver dúvidas e eu souber responder, respondo com o maior prazer. Obrigado a todos e não esqueçam que seus comentários são muito importantes.
 
Abraços a todos
 
Alexandre Sales
Redes
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