Museu TAM | Minha Proa: 050

posted in: Artigos, Minha Proa | 0

Amigos com a mesma paixão + museu de aviação = Sábado memorável

Durante a semana, meu amigo Velotti me contatou. Era o sinal para confirmarmos nossa ida a São Carlos, juntamente com sua esposa Nina. Nós, três pilotos e apaixonados pela aviação, iríamos a um lugar que não poderia sintetizar melhor esse sentimento: o Museu TAM.

Estávamos nos planejando desde o ano passado, e minha expectativa não poderia ser maior. Afinal, eu já havia pousado e sobrevoado diversas vezes o Aeroporto de São Carlos, local do museu, mas nunca tive a oportunidade de visitá-lo. Mas se não fui por ar, fui por terra!

Como nos conteúdos do Canal Piloto o que eu mais faço é falar e transmitir meu conhecimento, o que mais gosto de fazer quando estou na companhia de pilotos mais experientes, como o Velotti, e de pilotos em formação, como a Nina, é escutar suas histórias e experiências. Apesar do trajeto de ida e volta terem durado duas horas e trinta minutos cada, fiquei impressionado como não faltou assunto por nenhum instante. É o que acontece quando se reúne três pessoas atraídas pela mesmo universo.

Diferente do casal aéreo, eu nunca havia ido ao local, e cada novo passo era motivo para conversarmos sobre um painel, vídeo, ou maquete expostos no corredor que levava ao local das aeronaves. E diferente de outros grupos que nos ultrapassaram, nos preocupamos em aproveitar o máximo possível.

Na ante-sala que nos separava das aeronaves expostas, as portas se fecharam para que um filme de apresentação fosse projetado, nos preparando para o que estava por vir. Ao se encerrar, meus olhos brilharam quando a porta na qual o filme estava se projetando se abriu, dando acesso a um elevado que nos permitia ter a vista completa do pavilhão de exposição. Foi uma imersão tão bem projetada que me lembrava as atrações dos parques da Disney.

Mesmo tendo a possibilidade de registrar tudo para produzir conteúdo ao Canal Piloto, havia decidido ir sem os equipamentos, e mesmo com meu próprio celular tirei poucas fotos. Meu objetivo era aproveitar o momento, tornando esse dia o mais memorável possível na companhia de meus amigos.

Apesar de minha formação civil, a aviação da II Guerra tem um espaço reservado em meu coração. A emoção não poderia ter sido maior quando segui me encontrando com o F4U Corsair, P-47 Thunderbolt, e alguns de meus preferidos, o Messerschmitt 109 e o icônico Spitfire! Eu me sentia como um chocólatra na fábrica do Willy Wonka.

Também fiquei maravilhado com os outros setores, com as aeronaves do início do século XX, projetos atípicos, pioneiros da era a reação, e outras aeronaves que fizeram história – seja pelo projeto, piloto, ou empresa pela qual operou, como o clássico Constellation da Panair do Brasil.

O Museu TAM vai mundo além das aeronaves e história da empresa, sendo uma visita obrigatória para qualquer aeronauta, principalmente acompanhado de amigos que farão não só a visita, mas também a viagem, ficarem na memória.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)