Os blogueiros da aviação advertem:
Este artigo contém dicas e experiências importantes, não queira descobri-las sozinho.
Oscar Lima Alfa senhores e senhoritas,
Antes de tudo, gostaria de agradecer ao Gabriel T., Eduardo Prada, Ton, Marcos Simões, ao Fábio Miguel do Futuros Piloto, Tarsis Ferri, Eduardo, Rodrigo, Vinycius, Henrique, Paulo, Vinicius Borsato, Mateus, Luis Gustavo e ao Sales, por terem indicado no texto da semana passada, informações de alguns aeroclubes do Brasil, que será de grande valia.
Nona semana de curso caros leitores, dia 12 de dezembro é o término do teórico. Segue o cronograma da semana:
Dia 41 ao dia 43
Teoria de voo. Fazia bastante tempo que não tínhamos esta aula, mas quando ela retornou, retornou para ficar. O grande diferencial destas aulas foi o nosso novo professor de teoria de voo; Diego Pablo, que também possui um blog chamado Saga de um piloto aprendiz, este que também ministrou à introdução a prática, comentado na semana passada.
Quanto à aula do nosso amigo Diego Pablo, deixou publicamente meus parabéns, ótima didática, ótimo material, não apenas me deixou satisfeito, mas também a turma toda. Nestes três dias, praticamente recomeçamos o curso de teoria, fizemos uma rápida revisão do que já tínhamos visto (era necessário para relembrar), e chegamos na parte que interessava; aeronaves.
Segue o assunto que vimos:
· Matemática e física (Relaxem! Nada de cálculos).
· Fluidos, atmosfera e escoamento.
· Dispositivos hipersustentadores e Grupos Motopropulsores.
· Voo horizontal, planado e ascendente.
· Comandos de voo, e voo em curva.
Teoria de voo é uma matéria que te fascina, aprender como a aerodinâmica atua sobre a aeronave para mim, é realmente fantástico.
Dia 44 e 45
Navegação aérea. Nestes dois dias, terminamos definitivamente a manusear o computador de voo, face B. Utilizamos a quinta feira, e metade da sexta para finalizarmos, e após isso foi nos apresentado a introdução ao fuso horário.
O que tenho a mais para comentar sobre navegação são estas dicas e lições que aprendi:
· Procure não faltar uma aula de navegação, esta dica eu recebi de um caro comandante amigo meu antes de iniciar o curso, ainda bem eu levei a sério.
· Ir a aula não é tudo, estude a matéria sempre que possível, tente manter o assunto fresco na sua cabeça (comentarei mais sobre isso na nota dos simulados).
· Fuso horário parece fácil, mas pode se tornar um bicho papão, cuidado! (Dica do nosso amigo Jean Moreira, do blog Causos de um aviador, que participou do CP Cast 3, e comentou sobre isso).
Simulado
Quanto ao simulado também citado na semana passada, eu serei honesto quanto as minhas notas. Lembrando que cada matéria possui vinte questões, e tem-se que acerta ao menos 70% dela para se considerar aprovado, ou seja, 14 questões. Então, segue as notas :
· Meteorologia: 17 acertos
· Regulamento de tráfego aéreo: 16 acertos
· Teoria de voo: 14 acertos
· Navegação e conhecimentos técnicos: 11 acertos
Como podem notar, na banca da anac eu teria ficado de segunda época em navegação e conhecimentos técnicos. O mais interessante de tudo, é que sabemos como andamos com a matéria, isso nos dar duas opções:
· Estudar a matéria com atenção, ou;
· Se enganar e achar que sabe, e não estudar a matéria com atenção.
Admito que neste simulado eu subestimei conhecimentos técnicos e navegação, isto pode acontecer por dois principais motivos:
1) Professores excelentes. Vai parecer estranho, mais quanto melhor o professor, dependendo do seu comportamento quanto a isso, mais você tende a ir mal. Se você assistir aquela aula extraordinária e achar que aprendeu, provavelmente vai ignorar aquela matéria para o estudo. Se você não tem esse comportamento, desconsidere o que eu disse.
2)Caso não seja isso, você realmente ficou com preguiça de revisar aquela matéria.
O que aconteceu comigo foi o primeiro caso, não que os outros professores sejam ruins, aliás, o aeroclube de Brasília tem excelentes professores, mas porque eu dei preferência às três matérias em que eu passei, e por estar em cima da hora (outra dica, não estude em cima da hora ;D), acabei deixando navegação e conhecimentos técnicos de lado.
Mas então senhores, a hora de errar é agora, errar agora para não falhar na banca da ANAC, o que é o objetivo primário.
Voo no sábado
E para finalizar, tive um sábado marcante com o já citado Jean Moreira, que está fazendo suas horas de voo aqui no aeroclube de Brasília. Recomendo a leitura deste caso também no blog dele; Causos de um aviador.
Tudo começou na sexta feira, quando comentei algo no facebook do Alexandre Sales, e logo após, nosso colega Jean também comentou algo, foi quando eu o adicionei no facebook, e logo mais, eu já estaria conversando com ele no Skype.
Ele que iria sozinho para Luziânia, (cidade à 70 Km de Brasília, e lá que fica a pista) me fez o convite de acompanha-lo. De cara, não fiquei animado, mas porque não ir? Não iria fazer nada no sábado, era uma ótima oportunidade para conhecer mais o pessoal do aeroclube, e quem sabe, fazer um “voo de saco”.
Nos encontramos na rodoviária do plano piloto, pegamos um ônibus e seguimos para Luziânia. Já em Luziânia, já podíamos ver o movimento de aviões no circuito de tráfego, e o Jean foi apresentando as referências do circuito de tráfego na região. Antes de chegarmos ao aeroclube, ainda presenciamos uma cena triste, um casal assassinado na rua, tratava-se de um triângulo amoroso.
Deixado este detalhe para trás, assim que cheguei ao aeroclube, encontrei um colega que faz o curso de PC, o Alessandro. Pessoa gente fina, ele nos acompanhou na inspeção externa da aeronave que o Jean iria fazer seu 15º voo. Logo reparei num senhor tirando o avião do hangar, um RV-10 novo em folha, um lindo avião. Nesse momento, perguntei ao Alessandro se era possível ir de carona, mas deixei pra lá e continuei acompanhando o Jean, que me mostrava a inspeção interna. Quando mal pude esperar, o Alessandro já estava lá no avião me chamando. Coração a mil, eu ia voar!
PT-ZFR, RV-10 em que voei. |
Fizemos o taxi, check na cabeceira da pista e decolamos, sensação incrível de voar, muito diferente do que voar de pax num GOL 737, começando pelo tamanho da janela, da pra sentir muito mais a aerodinâmica, enfim, sensação muito boa, nada de enjoo. Demos uma volta no setor sul do aeródromo, fizemos um toque e arremetida e depois voltamos para fazer o pouso final. O voo durou quase 1 hora. O avião era do Sr. Marcos, pelo sotaque parecia ser nordestino, gente fina demais, aliás, nordeste foi onde aprendi o que era avião, boas lembranças de lá.
Luziânia do alto! |
Após o pouso, ajudei a guardar o avião no hangar, nos despedimos e encontrei com o Jean, que acabara de fazer seu voo. Ainda ia ter um churrasco, que pelo que vi, parece que tem todo sábado, mas eu o Jean decidimos chegar em casa cedo, aliás, ficaríamos uma hora na estrada. De volta à rodoviária, comemos um cachorro quente e nos despedimos, voltei feliz e empolgado, o dia tinha valido a pena.
Foto tirada pelo Alessandro, 2p do voo |
No mais, mais uma vez, fico agradecido ao Sr. Marcos, que me deu lugar no seu avião, ao Alessandro, que me convidou para o voo, ao Jean, pelo convite, que fez valer o dia. E a todos vocês, desejo uma ótima semana, talvez poste umas foto no facebook, e editarei o vídeo que fiz do voo.
Abraço.
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