Oscar Lima Alfa senhores e senhoritas!
E chegou o tão esperado momento, terminei o curso teórico de piloto privado, iniciado no dia doze de setembro deste ano. E hoje vai ser diferente, não vou comentar sobre o que ocorreu na semana (só pra não passar em branco, fiz o último simulado e obtive notas superiores, com direito a 20/20 acertos em teoria de voo), mas tentarei fazer uma breve reflexão do que aprendi neste período de teoria. Para isso, a coluna está dividida em três partes: pré-teórico; durante; pós-teórico.
Pré-teórico
Desde 2008 eu estava vidrado na aviação, pesquisando sobre a história, curiosidades, aeronaves, e simulação de voo, e sabia que já estava enrolando para fazer o teórico, mas mesmo assim ainda tinha dúvidas quanto à carreira, coisa normal. Decidir fazer o curso as pressas, e logo efetuei a matriculei no aeroclube de Brasília.
A visão primária (pós sonho de criança) que eu tinha da aviação era de uma aviação perfeita (paixão), onde todos são amigos e tudo funciona de forma correta. Ingenuidade minha? Talvez se eu fosse tão ingênuo, nem teria optado por fazer o curso teórico, ou alimentado essa ideia.
Durante o teórico
É Incrível como o teórico, apesar de ser focado apenas na banca da ANAC, muda a visão da aviação. Primeiro, que ficamos cientes do que envolve de verdade a aviação na parte técnica, segundo, os contos de hangar abrem nossos olhos quanto ao dia-a-dia na aviação, e terceiro, é no teórico que descobrimos se a aviação é pro nosso bico, ou não (certo! Essa parte é verdadeira, mas muito de vocês já entrarão no teórico com plena certeza do que almeja, o curso teórico apenas vai selar esse amor).
Vale ressaltar outras coisas que aprendi durante o teórico, além da parte técnica:
“A paixão pela aviação ocorre quando criança, pois quando descobrir suas falhas e seu mundo de fantasia cair, você passará a ama-la.” (Athos Gabriel)
É uma frase pra realidade da aviação hoje, no nosso Brasil.
Pós-teoria
“A teoria sem a prática de nada vale, a prática sem a teoria é cega” (Lenin)
Agora estou pronto para prestar a banca da ANAC, o que ainda não ocorreu porque estou sem $$tempo$$, e agora é necessário manter um ritmo de revisão e simulados, para não esquecer os pequenos detalhes. Além disso, estou totalmente seguro do que escolhi, e quero cair de cabeça na aviação. E o mais interessante, agora sou um leigo em prática dotado de conhecimento teórico, mas estou preste a concluir o primeiro passo para voar. Após isso, poderei finalmente declarar que sou um aviador. Deve ser mágico, o primeiro comando no manche!
Pequenos detalhes:
*Fiz o curso praticamente sem livros.
*Comprei o computador de voo só depois que as aulas de navegação terminaram.
*Os itens acima ocorreram por falta de recursos ($$), mas não afetaram meu rendimento.
*Consegui média superior a sete para obter meu certificado do aeroclube.
*Nenhum colega de roda desistiu do curso, todos almejam a comercial.
*Meu professor de navegação é alemão.
*Peguei muita chuva.
*Grato a vocês leitores, próxima semana dou detalhes técnicos dessa fase final do curso. A todos uma ótima semana.
Abraço
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