O fim do curso teórico

posted in: Athos Gabriel, Textos | 0
 
Oscar Lima Alfa senhores e senhoritas! 
 
E chegou o tão esperado momento, terminei o curso teórico de piloto privado, iniciado no dia doze de setembro deste ano. E hoje vai ser diferente, não vou comentar sobre o que ocorreu na semana (só pra não passar em branco, fiz o último simulado e obtive notas superiores, com direito a 20/20 acertos em teoria de voo), mas tentarei fazer uma breve reflexão do que aprendi neste período de teoria. Para isso, a coluna está dividida em três partes: pré-teórico; durante; pós-teórico.

Pré-teórico
 
Desde 2008 eu estava vidrado na aviação, pesquisando sobre a história, curiosidades, aeronaves, e simulação de voo, e sabia que já estava enrolando para fazer o teórico, mas mesmo assim ainda tinha dúvidas quanto à carreira, coisa normal. Decidir fazer o curso as pressas, e logo efetuei a matriculei no aeroclube de Brasília. 
 
A visão primária (pós sonho de criança) que eu tinha da aviação era de uma aviação perfeita (paixão), onde todos são amigos e tudo funciona de forma correta. Ingenuidade minha? Talvez se eu fosse tão ingênuo, nem teria optado por fazer o curso teórico, ou alimentado essa ideia. 
 
Durante o teórico
 
É Incrível como o teórico, apesar de ser focado apenas na banca da ANAC, muda a visão da aviação.  Primeiro, que ficamos cientes do que envolve de verdade a aviação na parte técnica, segundo, os contos de hangar abrem nossos olhos quanto ao dia-a-dia na aviação, e terceiro, é no teórico que descobrimos se a aviação é pro nosso bico, ou não (certo! Essa parte é verdadeira, mas muito de vocês já entrarão no teórico com plena certeza do que almeja, o curso teórico apenas vai selar esse amor). 
 
Vale ressaltar outras coisas que aprendi durante o teórico, além da parte técnica: 
 
·         Humildade acima de tudo.
·         Teoria se leva a sério
·        Cada momento vale ouro.
·        Respeitar os limites
·         A pressa tem seu preço
·         Ajudar é preciso
·         O estudo acompanha o piloto
·         Agilidade na prova da ANAC
 
“A paixão pela aviação ocorre quando criança, pois quando descobrir suas falhas e seu mundo de fantasia cair, você passará a ama-la.” (Athos Gabriel) 
 
É uma frase pra realidade da aviação hoje, no nosso Brasil.
 
Pós-teoria
 
“A teoria sem a prática de nada vale, a prática sem a teoria é cega” (Lenin) 
 
Agora estou pronto para prestar a banca da ANAC, o que ainda não ocorreu porque estou sem $$tempo$$, e agora é necessário manter um ritmo de revisão e simulados, para não esquecer os pequenos detalhes. Além disso, estou totalmente seguro do que escolhi, e quero cair de cabeça na aviação. E o mais interessante, agora sou um leigo em prática dotado de conhecimento teórico, mas estou preste a concluir o primeiro passo para voar. Após isso, poderei finalmente declarar que sou um aviador. Deve ser mágico, o primeiro comando no manche! 
 
Pequenos detalhes:
 
*Fiz o curso praticamente sem livros.
 
*Comprei o computador de voo só depois que as aulas de navegação terminaram.
 
*Os itens acima ocorreram por falta de recursos ($$), mas não afetaram meu rendimento.
 
*Consegui média superior a sete para obter meu certificado do aeroclube.
 
*Nenhum colega de roda desistiu do curso, todos almejam a comercial.
 
*Meu professor de navegação é alemão.
 
*Peguei muita chuva. 
 
*Grato a vocês leitores, próxima semana dou detalhes técnicos dessa fase final do curso. A todos uma ótima semana. 
 
Abraço
 
Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)