O prazer de compartilhar o conhecimento | Minha Proa: 006

posted in: Artigos, Minha Proa | 2

Quando se trata de transmitir o conhecimento, o único prazer maior que o ato de ensinar é ver seu aluno conseguindo utilizar, na prática, os conceitos que aprendeu com você.

Há algumas semanas, um cliente da Bianch entrou em contato com eles, dizendo que procurava alguém para dar aulas particulares baseadas no X-Plane 10, o qual ele havia adquirido recentemente na loja. Como eu havia dado instrução no simulador desse software na Brasil Game Show, fui a pessoa recomendada para ele.

Após o primeiro contato fiquei meio receoso, pois apesar de ter o conhecimento para tal, e morar perto o bastante para ir dar uma aula presencial, não sabia se conseguiria dar uma instrução satisfatória, e muito menos o quanto cobrar por isso. Mas fui em frente.

No final do primeiro dia, após algumas horas de aula, o então aluno citou que gostou tanto da didática que desejaria mais aulas sobre outros temas da aviação. Contando brevemente sua história, citou que voou por muitos anos em ultraleves tempos atrás, mas que acabou pausando a atividade e a estava retomando somente então, tendo começado a voar recentemente no interior do estado em Espaço Aéreo classe G. Apesar de voar muito bem, citou que seguia sem muito conhecimento em fonia e em outros assuntos teóricos, como o preenchimento de Plano de Voo, tópicos esses que são essenciais para quem deseja voar aqui na área da Terminal São Paulo.

Marcamos mais alguns dias de aulas ao longo das semanas, onde reforçamos a parte de planejamento para o voo. Revisitamos a navegação estimada e por contato, vimos todos os aspectos da Notificação e Plano de Voo, e ingressamos na então novo campo da fonia.

Muitas horas se passaram, com perguntas e questionamentos que ajudaram não apenas ele, mas também me fizeram manter vivo todo o conhecimento que tinha sobre esses assuntos. Inclusive, aqueles mais simples que não utilizava com tanta frequência. É por isso que é dito que, no campo da instrução, quem mais aprende é o próprio instrutor.

Nessa altura do campeonato, eu já estava parcialmente realizado, pois percebia que conseguia transmitir meu conhecimento com sucesso, e que o aluno estava de fato evoluindo em tudo aquilo que ingressava. Mas agora chegara a hora da verdade: o momento de colocar o aprendizado em prática. Eis que o aluno, comigo ao seu lado, liga para a Sala AIS da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, para passar seu primeiro Plano de Voo. Após alguns minutos de expectativa, abri um sorriso de orelha a orelha, ao ver que a ligação se encerrava com ele tendo conseguido passar seu primeiro plano com sucesso, praticamente sem o meu auxílio.

Esses dias certamente mudaram minha perspectiva sobre o assunto, e vi que não é apenas através do Canal Piloto que consigo passar para frente tudo o que já aprendi durante os meus voos. No momento em que escrevo este artigo, sigo dando aulas para essa mesma pessoa, a qual, a cada hora, agradeço cada vez mais por ter entrado em contato comigo.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)