Os 10 maiores erros de compradores de primeira viagem

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Então você esta pronto para comprar seu primeiro avião? Ótimo! Entretanto, antes de comprar que tal revisar minha lista dos 10 erros cometidos por compradores de primeira viagem

1. Não definir o “por quê” você quer ter.

Isso pode soar bobo,  porque todo tem um monte de razões para comprar.

Mas a definição de seu principal objetivo para a posse é fundamental para, em seguida, determinar se o esforço e custo de possuir realmente valem a pena.

Você esta cansado do incômodo de alugar? Quer mais capacidade numa aeronave que atualmente  não tem no seu aeroclube? Você somente quer ter uma aeronave pra ter orgulho de possuir uma? Todas as razões acima? Ou nenhuma?

Note que eu não incluí nenhum incentivo relativo a custo, por exemplo “quer reduzir seu custo de voo?’. Por quê?  Porque na maioria dos casos, isso raramente acontece a não ser que você vá voar uma considerável quantidade de horas a mais do que você voa alugando. Mas isso não significa que possuir não faça sentido para você. Isso somente significa que você deve determinar seus objetivos para possuir. (Obs: lembrar que é um artigo americano, lá eles costumam alugar aeronaves para viajar o quanto quiserem)

2. Escolher o avião errado.

Esta é importante! Eu vejo um monte de compradores dizendo que precisam de muito mais avião do que realmente precisam.

O tipo de missão é o fator chave. Se você fará seus vôos num raio de 200 milhas e com somente um passageiro,  por que comprar esse avião de seis lugares para essas viagens de 400 milhas e 4 pessoas que você faz duas vezes por ano? Isso não seria maximizar seu investimento.

Tem tantos outros fatores para selecionar um determinado tipo de avião, bem como a forma como ele é equipado. Todos nós cobiçamos um avião maior/melhor do que podemos utilizar completamente. A chave é a compra inteligente, para a maior parte do seu vôo, não a menor.

3. Não ser realista sobre o custo da propriedade.

Só porque você decidiu que quer ter um avião – por qualquer razão –  não significa que você é capaz.

Estudar profundamente o custo de ser proprietário do avião e principalmente ser honesto consigo mesmo sobre o impacto que estes custos podem ocasionar na sua vida pessoal.

Além do preço da compra, o qual os compradores costumam se concentrar, os verdadeiros gastos a se considerar são: custos fixos, que você pagará voando ou não (seguro, hangaragem, etc.) e custos diretos, os quais você paga quando voa (óleo, combustível, manutenção)

Descubra através de outros proprietários, fóruns, mecânicos, etc., qual é o verdadeiro custo e qual o risco você estará se expondo ao comprar esse avião.

4. Confiar em um conselho errado.

Como saber se o conselho é certo ou errado? Analise quem deu o conselho.

Anuncie que você quer comprar um avião e será bombardeado com conselhos e dicas de amigos, instrutores, mecânicos, e todos que puderem falar algo.

Parece maravilhoso, mas não é. Já vi muita critica a ótimos aviões ou então recomendações de aviões ruins, feitas por alguns “experts” de hangar que não tinham experiência nenhuma com tal avião. Portanto, antes de aceitar qualquer conselho, pergunte diretamente: “Quanto tempo já teve de contato com esse modelo de avião?”

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5. Economizar no processo de avaliação.

Não economize ao contratar a correta consultoria e deixe-os fazer o seu trabalho devidamente. Isso inclui inspeções pré-compra, revisão de documentos, avaliações, contratos, entre outros. Isso não é hora de cortar despesa, pois vai te prevenir de maiores despesas no futuro.

6. Extrapolar o orçamento na compra.

Se o seu orçamento é de R$200,000 e você extrapola na compra vai estar com problemas. Não compre sem ter uma reserva sólida de dinheiro para as possíveis desagradáveis surpresas no primeiro ano. Entre 5% a 10% não é fora do normal, porém mais que isso pode te complicar, ainda mais se for um avião complexo.

7. Pechinchar na obtenção do seguro.

Seguro de aeronaves não é a mesma coisa que de carros, ir de corretora em corretora pedindo orçamentos não vai te ajudar. Peça indicações, escolha um corretor e o deixe trabalhar.

8. Não entrar no clube de proprietários do seu avião.

Provavelmente há algum clube especifico do avião que está comprando. Entre nele. Eles são ótimas fontes de conselho, conforto, diversão e suporte em geral.

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9. Não obter treinamento de um instrutor especifico.

Claro que se você for comprar um Cessna 152 e voou a vida inteira nele, não vai precisar deste treinamento, afinal, saberá o que está fazendo. Porém, se for comprar um Cirrus, por exemplo, procure encontrar um instrutor experiente nesse gênero de aeronave, que realmente conheça o avião e treine para conseguir aproveitar ao máximo o seu avião, de forma segura.

10. Não procurar aconselhamento qualificado.

É fácil sentir-se como um “especialista” depois de algumas noites lendo todos os guias de compra, brincando com Vref, e olhando anúncios. Mas a verdade é que isto é apenas a superfície. Esta não é a hora para fingir que você é o especialista.

Eu sei que isso pode soar desencorajador ou assustador, porém esta não é a intenção. Comprar um avião requer o mesmo respeito às armadilhas como o ato de voar em si.

Além de ser profissionalmente envolvido com vendas de aeronaves e treinamento por mais de 40 anos, eu já possuí mais de 30 aeronaves, de monomotores para bimotores, até helicópteros. Claro, eu cometi alguns erros. Mas isso não esconde a pura alegria e recompensas que recebi – e ainda receberei – de ter um avião. Não há nada como isso.

E quando planejado e executado corretamente, ser dono de um avião é a verdadeira alegria. Boa sorte e felicidade na sua busca!

Fonte:
Renato Cobel
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