O tempo passa, as pessoas se distanciam, mas um dia decidimos buscar notícias.
Em 2010 iniciei o Canal Piloto, originalmente apenas no Youtube. Os vídeos na época alcançavam poucas centenas de visualizações, e com isso era mais simples interagir com os que comentavam e enviavam e-mails.
Poucos meses após o início das publicações, recebi o primeiro e-mail daquele que considero o primeiro grande fã do Canal Piloto, um metroviário chamado Rogério Lima.
Em sua mensagem ele conta que serviu em solo na FAB, e que depois desse catalizador, a paixão pela aviação ficou insuperável. Infelizmente o destino o guiou para outros caminhos, e apesar de desejar, sua saúde nos seus 50 ou 60 anos não o ajudaria em tirar a habilitação de piloto, mesmo que por hobby. Todavia, ele se mostrava realizado em seu emprego atual, trabalhando como “piloto de trem” (como ele mesmo dizia), no Metrô de São Paulo.
Em seguida ele me convidou para dar uma volta na cabine do trem que comandava, na Linha Vermelha. Adorei a experiência. E assim esse veio a ser o primeiro amigo virtual que conheci pessoalmente graças ao Canal Piloto.
Em seguida fomos para sua casa, onde ele me apresentou sua família. No restante do dia ficamos entretidos com o seu simulador de voo, onde nos divertimos fazendo algumas aproximações.
Nessa época eu estava iniciando meu PC em Jundiaí. Aproveitando que eu passava por SP no meu trajeto entre o litoral e o interior, um dia Rogério se ofereceu para me levar ao aeroporto, e aproveitar para conhecer o lugar. Foram dele as minhas primeiras fotos junto com o C152.
Em nosso terceiro e último encontro, ele passou em minha casa para me deixar um “presentinho”: uma enorme pilha de revistas de aviação, as quais se mostraram como doces para criança.
Depois disso infelizmente nossas agendas nos distanciaram aos poucos, mas ainda seguimos mantendo contato pelas redes sociais. Foi através delas que soube dele ter passado por uma cirurgia no coração no final de 2014, mas que se recuperava bem.
O tempo passa, e no último mês de 2015, no meio de uma madrugada enquanto eu adiantava alguns trabalhos do Canal Piloto, me lembrei de há quanto tempo não falava com o meu primeiro grande incentivador.
Pesquisei meus e-mails, para ver se não havia deixado passar algo. Sem sucesso. Decidi então contatá-lo no Facebook.
Foi lá que dentre muitas homenagens em seu mural, descobri que ele havia falecido há quase 1 ano, devido a complicações da cirurgia que havia feito.
Ao mesmo tempo em que fiquei chocado, senti frustração e arrependimento, além de, claro, tristeza, pois apenas depois de todo esse tempo pude saber do fato. Como não tínhamos amigos em comum, pessoal ou virtualmente, acabei não sendo informado do ocorrido.
Não pude me despedir no momento certo, mas posso manter sua memória viva através deste artigo, ao público que você indiretamente ajudou a formar.
Fica aqui a homenagem a Rogério Lima, um amigo, e o primeiro grande fã do Canal Piloto.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022