Prático de Piloto Privado 26

posted in: Rafael Torquato, Textos | 2

  Saudações Comandos.

  Uma semana após o último voo, estava no aeroclube para mais TGL com horário agendado para as 14h. Apresentei-me para o voo, já fiquei sabendo a instrutora que iria voar e a aeronave.

  Antes de ir para o briefing inspecionei o avião e voltei para conversar sobre o voo. A instrutora me avisou que o vento estava ruim e atmosfera batendo. Fora isso, foi o mesmo procedimento:

  *Decolar e fazer o cheque de 500’ AGL;
  *Manter o circuito fazendo curvas de pequena inclinação e subindo até 1000’ AGL;
  *No último terço da pista, abrir o ar quente e no través da cabeceira iniciar o voo planado (1000 RPM, 65 MPH). Compensar a aeronave, rodar base e final;
  *Cruzando a cabeceira, devemos quebrar o planeio e arredondar a aeronave suavemente até estolar e tocar de três pontos.

  Vamos tentar, já tinha melhorado um pouco. Concordamos que em caso de eu não conseguir fazer a manobra, abortaríamos o voo.

  Aeronave já inspecionada, faltou notificar e voar. Notificamos, voltamos ao pátio, me amarrei e acionamos, taxiei até a cabeceira da 16, ingressei na pista e completei motor.

  Com vento de través, tive que fazer a correção do vento na corrida, quando houve indicação de velocidade, levei o manche à frente, defletindo o mesmo para o lado do vento. Quando rodei a aeronave, a instrutora me alertou para sempre nivelar a asa antes de tirá-la do chão.

  Fiz todo o circuito, a atmosfera estava extremamente turbulenta e eu sentia pancadas a toda hora. Foi difícil trabalhar a correção de vento e rampa. Cheguei totalmente desconfigurado para pouso e, fazer a correção em cima da pista, acarreta em pouso mal sucedido.

  Toquei forte, completei motor e comecei uma nova corrida. Levei a manete à frente simultaneamente com o manche, como a cauda levantou rápido, já defleti o manche para o lado do vento e fiz toda a corrida, com 60mph centralizei o manche e tirei o avião do chão. Agora tinha feito de forma correta.

  Novo circuito de trafego e, na perna do vento já sabia que ia dar trabalho. Alonguei a perna do vento, ganhando mais espaço e tempo para fazer as correções devidas, ingressei na final, fechei o ar quente e vim fazendo as correções. Na final, o vento me jogou para o lado, toquei alinhado, mas bem fora da center-line.Quase fui para a grama. Colei o manche, botei o pedal para a esquerda e consegui voltar para eixo da pista.

  Concordei com a atitude da instrutora de abortarmos o voo, era melhor para meu aprendizado. Voltamos ao pátio, cortamos motor e fomos ao debriefing.
Na conversa ela me disse: “Seu voo está bom, a decolagem está boa, mas seu pouso está ruim. Você precisa de vento e atmosfera calma para pegar o que falta e ser aprovado”.

  Troquei meu voo que estava agendado, para uma semana depois às 15h45, o último horário do aeroclube, que sempre está calmo.

  Fica para próxima semana.
  Cavok a todos nós.

Renato Cobel
Redes